LMS: Dupla da Peugeot vence os 1000 km de Silverstone

A dupla Anthony Davidson/ Nicolas Minassian (Team Peugeot Total/ Peugeot 908 HDi-FAP) venceu no domingo (12/09), os 1000 Quilômetros de Silverstone, na Inglaterra, 5ª e última etapa da temporada. A dupla Nicolas Lapierre/ Stephane Sarrazin (Team Oreca Matmut/ Peugeot 908 HDi FAP) terminou em 2º, seguidos pela dupla Timo Bernhard/ Rinaldo Capello (Audi Sport Team Joest/ Audi R15 TDI).

Davidson assumiu a liderança da prova na  9ª volta, ao superar o pole-position Allan McNish (Audi Sport Team Joest/ Audi R15 TDI). Oito voltas depois o escocês parou o R15 na pista, abandonando com um problema no diferencial. Foi o primeiro abandono por falha mecânica, desde a estreia do original R10 turbo-diesel em Sebring, em 2006.

Davidson/ Minassian não tiveram problemas no restante da prova, que teve 5h11m de duração, levando o carro oficial da montadora francesa a vitória com 42s9 de vantagem sobre Lapierre/ Sarrazin, no Peugeot semi-oficial da Oreca. Bernhard/ Capello levaram o segundo Audi até o 3º lugar, sem nunca terem chances de desafiarem os Peugeots.

Sarrazim, com 78 pontos, sagrou-se Campeão da Classe LMP1 pela segunda vez. Lapierre foi o vice com 63.

O trio Juan Barazi/ Sam Hancock/ Stepan Mucke (Aston Martin Racing/ Lola Aston Martin) terminou em 4º, com o Nicolas Prost/ Neel Jani (Rebellion Racing /Lola B10/60 Coupe Rebellion) na 5ª posição. Os sete primeiros colocados pertencem a Classe LMP1, a principal da categoria.

Pela Classe LMP2 vitória do trio Nicky Leventis/ Danny Watts/ Jonny Kane (Strakka Racing/ HPD ARX 01). O trio chegou a cair para a 4ª posição, depois de um toque de Leventis em um Spyker da Classe GT2, que forçou uma parada nos boxes para reparos.

O brasileiro Thomas Erdos (RML/ Lola HPD Coupe) em trio com os ingleses Mike Newton/ Ben Collins, terminou em 4º na classe, sagrando-se Campeão na Classe LMP2 pela segunda vez. Erdos e Newton somaram 75 pontos, seis a mais do que Kane/Leventis/ Watts.

O brasileiro Jaime Melo (AF Corse/     Ferrari F430 GT), em dupla com o italiano Giamaria Bruni, venceu na Classe GT2. No geral foram 23º.

A dupla Marc Lieb/ Richard Lietz (Team Felbermayr Próton/ Porsche 997 GT3 RSR) terminou em 5º na classe, sagrando-se Campeões da Classe GT2 com 87 pontos. Jean Alesi/ Giancarlo Fisichella/ Toni Vilander foram vice, com 66 pontos.

O brasileiro Fernando Rees (Larbre Competition/ Saleen S7-R), em trio com os franceses Gabriele Gardel/ Patrice Gouselard, com o único carro da Classe GT1, terminou na 40ª posição geral. Gardel/ Gouselard levaram o título com 97 pontos. Rees, que não disputou uma etapa, foi o vice com 64.

Pela Classe Formula Le Mans, vitória da dupla Jody Firth/ Warren Hughes (Dams Formula Le Mans Oreca 09), 14º no geral. Andrea Barlesi/ Gary Chalandon foram os Campeões na Classe Formula Le Mans com 59 pontos, dois a mais do que Steve Zacchia. 

A prova foi também a primeira etapa do Intercontinental Le Mans Cup (ILMC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *