Dragsteres têm performance e segurança comprometida com a falta de aderência da pista.
A segunda etapa do Campeonato Paranaense de Arrancada, que será realizada nos dias 28 e 29 de abril no Autódromo de Curitiba, em Pinhais (PR), pode ter uma participação abreviada de um dos mais renomados competidores deste esporte. Alejandro Sanchez, o piloto mais rápido no Brasil, continua aguardando melhorias na reta de 402 metros desde que teve problemas na primeira rodada da competição, e só está disposto a competir caso a organização do certame atenda as necessidades dos Dragsteres, os mais potentes veÁculos da competição. “Não faz sentido correr sem a aderência do VHT na pista. Se ela estiver como da vez passada, apenas cumpriremos tabela e deixaremos o autódromoâ€, declarou o piloto da Power Plus/Flash Power.
Projetados no exterior unicamente para a Arrancada, o Dragster é o sÁmbolo deste esporte que faz sucesso no mundo todo. Com os mais potentes motores, menores tempos de percurso e maiores velocidades finais, estes bólidos necessitam também de bastante aderência na pista para que toda esta força se transforme em resultados. A solução adotada também nos outros paÁses é a ação conjunta com um produto aplicado no solo, o VHT, que em contato com os pneus acaba otimizando a tração para a arrancada. “O objetivo de cada um é baixar seu tempo e melhorar os recordes. Como os recordes dos Dragsteres foram feitos quando a reta estava provida do VHT, seria um esforço inútil tentar baixar as marcas sem ele. Sem contar os gastos, já que o equipamento se deterioraria a troco de nadaâ€, avaliou o atual tetra-campeão Paranaense.
Outro aspecto muito importante a ser observado por Alejandro é o da segurança, uma vez que a falta de aderência e tração de um veÁculo pode comprometer a integridade de um participante e de mais pessoas. “O VHT é, antes de qualquer coisa, um item de segurança. Os pilotos de Dragster se submetem a altÁssimas velocidades, e qualquer perda de aderência na pista pode causar um sério acidente, um desastre de grande proporçãoâ€, alertou o recordista de velocidade final, com 384,51 km/h.
Alejandro Sanchez detém ainda o recorde brasileiro no “quilÁ´metro lançado†do conceituado Festival de Velocidade, realizado em São José dos Campos (SP), quando alcançou a média 310,66 km/h em duas passagens com um Porsche 993 biturbo de 3.8 litros. Além dos recordes de Arrancada de Santa Cruz do Sul (301,5 metros) e Interlagos (201 metros), com o seu Dragster Top Alcohol, atestando o tÁtulo de piloto mais rápido em terras brasileiras.
A equipe Power Plus conta com o patrocÁnio Flash Power e apoios de Shutt, Track Racing.