Audi DTCC: Chumbo para embolar o grid

Já entra em prática a partir da rodada dupla de Campo Grande a regra do lastro de desempenho, visando trazer mais equilÁ­brio e disputas

Depois da introdução da regra que inverte os oito primeiros colocados do grid com base no resultado da primeira corrida de cada final de semana, o que trouxe mais disputas e emoção ao Audi DTCC (Driver Touring Car Cup), a categoria anuncia mais medidas de equilÁ­brio de desempenho que entrarão em vigor já na terceira rodada dupla do campeonato, nos dias 15 e 16 de julho em Campo Grande (MS).

“É uma medida que foi tomada depois de decisão unânime dos pilotos junto Á  organização do Audi DTCC, e que visa trazer mais disputas dentro da pista, mais brigas por posição”, destacou Dennis Rolim, da Driver, organizadora da primeira categoria no mundo a contar com a chancela da fabricante alemã das quatro argolas.

Os quatro primeiros colocados serão “premiados” com peso adicional em seus respectivos carros: 25 quilos para o vencedor, 20 para o segundo colocado, 15 para o terceiro e 10 para o quarto. Os ganhos de peso são acumulativos até o máximo de 75 quilos. “Cada piloto levará o peso correspondente já depois da primeira bateria do final de semana”, lembrou Décio Rodrigues, sócio de Dennis e também organizador da categoria.

Os lastros são peças de chumbo aparafusadas no interior dos carros para dar mais peso ao conjunto. Carinhosamente chamado de “Troféu Bigorna” no jargão automobilÁ­stico, o piloto que leva o lastro de resultado também pode perder peso caso chegue da 10ª posição para trás: 10 quilos para quem for o 10º, 15 para o 11º, 20 para o 12º e 25 de 13º para baixo.

Pilotos aprovam – Isso vai trazer mais equilÁ­brio, com certeza. O objetivo da mudança é exatamente este, e não tenho dúvida de que será alcançado”, afirmou Daniel Daroz. “Gostei da mudança, e acho que agora os pilotos irão andar mais próximos e as ultrapassagens, que são difÁ­ceis por que os carros são extremamente iguais, ficarão mais facilitadas”, apontou.

Vice-lÁ­der do campeonato formando dupla com Willians Farias, Idenis de Souza também gostou das medidas. “Um quilo de diferença já representa alguns quilÁ´metros por hora de diferença em uma reta, por exemplo. Com a introdução dos lastros, o grid todo vai se aproximar”, disse.

Confira a programação para Campo Grande (horário local*):
SEXTA-FEIRA (15.07)
08h50 Á s 09h10 – Briefing AUDI DTCC
09h30 Á s 10h05 – 1º Treino AUDI DTCC
11h00 Á s 11h35 – 2º Treino AUDI DTCC
13h00 Á s 13h35 – 3º Treino AUDI DTCC
14h30 Á s 15h05 – 4º Treino AUDI DTCC
16h00 Á s 16h20 – Qualifying AUDI DTCC
16h30 Á s 16h50 – Briefing AUDI DTCC

SÁBADO (16.07)
09h10 Á s 09h20 – Warm up AUDI DTCC
11h00 Á s 11h50 – 5ª Prova AUDI DTCC
15h00 Á s 15h50 – 6ª Prova AUDI DTCC

*Uma hora a menos em relação ao horário de BrasÁ­lia