Audi DTCC: Estreante, Dudu Rocha faz a pole no Velopark

Pilotos também elogiaram o comportamento do Audi A3 DTCC na pista molhada

A chuva que impediu a realização do segundo treino livre no horário programado deu uma trégua e permitiu que mais duas sessões livres e o treino classificatório fossem realizados na tarde desta sexta-feira (17) no Velopark, em Nova Santa Rita (RS). E depois do domínio de Elias Azevedo nas duas primeiras saídas à pista, a segunda metade do dia pertenceu à dupla estreante formada por Dudu Rocha e Sergio Bürger, que cravou a pole position para a terceira etapa do Audi DTCC (Driver Touring Car Cup).

O carro número 17, pertencente à dupla, fez o melhor tempo do terceiro e último treino livre e conquistou a marca de 1min13s510 na última volta da sessão, deixando Elias Azevedo em segundo lugar. A chuva parou de cair, e foi com a pista começando a secar que os pilotos foram para o treino classificatório que decidiu as posições no grid de largada.

Prova da melhora das condições do piso foi o tempo da pole: 1min12s441, mais de um segundo melhor que o tempo mais rápido da sessão anterior. “Nós perdemos parte do segundo treino porque levamos uma batida no fim da primeira sessão, mas no fim deu tudo certo. Posso dizer que me senti confortável no carro desde o início, e isso facilitou as coisas para que tanto eu como o Sérgio pudéssemos ser rápidos logo de cara”, definiu Dudu Rocha.

“Vamos precisar de cautela na largada, principalmente se a pista continuar molhada. Além do mais, tendo o Elias ao lado na primeira fila deixa as coisas um pouco mais difíceis. Ele é um estrategista, corre com inteligência e sabe se portar na pista”, analisou Bürger.

Azevedo, que já sentiu o gosto de ser pole position (na etapa de Curitiba), admitiu que não conseguiria registrar o tempo dos adversários. “A chuva para mim foi uma novidade, pois nunca competi com pista molhada. Os pneus aqueciam rápido demais, e não soube aproveitar o ‘timing’ correto da borracha para otimizar o desempenho do carro, então não pude colocar a estratégia em prática da maneira que eu gostaria”, disse. “Mesmo assim”, continuou, “o Dudu está de parabéns. Eu não faria o tempo que ele fez. Poderia até chegar mais perto, mas essa pole era dele”, afirmou o piloto, que larga em segundo.

“Carro amigo” – O consenso entre os pilotos foi a dirigibilidade e segurança do Audi A3 Sport DTCC na pista molhada. Na rodada dupla inaugural da categoria, em Curitiba (PR), não houve atividade de pista com traçado molhado, sequer úmido. E no Velopark, foi a oportunidade para quem, inclusive, jamais havia competido na chuva.

“Eu nunca havia corrido na chuva. O primeiro treino, com pista seca, foi bom para eu pegar as referências do traçado. Já no traçado molhado você tem que acreditar no carro, porque ele é muito bom nestas condições. O Audi é muito estável, e todos os controles que ele possui (freios ABS e controle de tração) permitem uma tocada segura”, analisou Elias Azevedo.

“É um carro-amigo, eu diria”, brincou Dudu Rocha. “É muito tranquilo de guiar, tem algumas ajudas que vêm bem a calhar na pista molhada”, disse. Seu parceiro, Sergio Bürger, destacou o desempenho dos pneus fornecidos pela Pirelli. “São muito bons. Eles atingem a temperatura ideal com rapidez e dão muita aderência no molhado”, elogiou.

No Audi DTCC todos os carros utilizam os pneus Pirelli P Zero 235/645-18, que se provaram muito bem acertados ao modelo A3 Sport Turbo na prova de estréia da categoria, no Autódromo Internacional de Curitiba. O conjunto mostrou bastante equilíbrio. Quase todos os 15 carros fizeram tempos próximos e os pilotos elogiaram a durabilidade e a performance dos compostos.

A largada para a primeira corrida acontece às 10 horas. Os seis primeiros da prova largarão em ordem invertida no grid da segunda bateria, às 15 horas.

Confira o grid de largada:
1-) Dudu Rocha/Sergio Bürger – 1min12s441
2-) Elias Azevedo – 1min12s899
3-) Eduardo/Rudimar Müller – 1min13s423
4-) M.Maccari/R.Mantovani – 1min13s550
5-) I.Souza/W.Farias – 1min1min13s571
6-) Wagner Amorin – 1min13s681
7-) D.Rollim/D.Rodrigues – 1min13s783
😎 Daniel Daroz – 1min13s785
9-) Herberto Heinen – 1min14s152
10-) Adolpho Rossi – 1min14s424
11-) Roger Wehmuth – 1min14s664
12-) Rogério Garrubbo – 1min14s708
13-) Dionon Cantarelli – 1min15s645

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *