A Kessel Racing, que tem entre os pilotos o brasileiro Cesar Ramos, venceu neste domingo (14/04), em Monza, na Itália, a etapa de abertura do Blancpain Endurance Series. Ramos, que estreou na categoria, dividiu a Ferrari 458 Italia com os italianos Davide Rigon e Daniel Zampieri.
O trio vencedor completou 94 voltas, após 3h0143s198 de
prova, com 18 segundos de vantagem sobre o trio segundo colocado, Andy
Soucek/Antoine Leclerc/ Mike Parisy (ART Grand Prix /McLaren MP4-12C). O trio Nico
Verdonck/Rob Bell/ Adam Carroll (Gulf Racing McLaren MP4-12C) completou o
pódio.
O trio da Gulf Racing garantiu a última vaga no pódio, ao receber a bandeirada com apenas 0s028 de vantagem sobre o trio Frank Stippler/Edward Sandstrom/Christopher Mies (Belgian Audi Club Team WRT/Audi R8 LMS Ultra). Os cinco primeiros colocados pertencem a Classe Pro Cup.
O trio Niek Hommerson/ Louis Machiels/Andrea Bertolini (AF Corse/Ferrari 458 Italia) terminou em quinto, vencendo na classe Pro Am. O trio Enzo Ide/Anthony Kumpen/Markus Winkelhock (Phoenix Racing/Audi R8 LMS Ultra), da classe Pro Cup, fechou os seis primeiros.
Pela Classe Gentlemen Thophy, vitória do trio Jean-Luc Beaubelique/Patrice Goueslard and Jean-Luc Blanchimain (SOFREV Ferrari 458 Italia).
O brasileiro Carlos Kray (MRS GT Racing/ McLaren MP4-12C), em trio com o austrÁaco Philipp Eng e o norte-americano Rodin Younessi, terminou na 45ª posição geral, e 17ª na Classe Pro Am.Â
Apesar de ver seu carro liderar as 14 primeiras voltas na sua classe, Kray não teve tanta sorte. Depois de largar com Eng, o segundo turno de pilotagem da equipe MRS ficou a cargo de Younessi que teve problemas de adaptação com o carro e com o circuito. Entregando-o para Kray na 43ª posição, quando cometeu um erro que decretaria um final de semana perdido, ao deixar o motor do carro ligado no momento da troca de piloto, pneus e reabastecimento, o que viola o regulamento do Blancpain. Kray foi Á pista e vinha recuperando posições, quando a equipe foi penalizada com a exclusão da prova em função da violação prévia no ‘pitstop’.
Sessenta carros disputaram a prova. 46 receberam a bandeirada.
A próxima etapa acontece entre os dias 01 e 02 de junho, em Silverstone, na Inglaterra.Â
Final:
1. Pro Ramos/Rigon/Zampieri Kessel Ferrari 94 voltas em 3h01m43s198
2. Pro Leclerc/Parisy/Soucek ART McLaren + 18.107
3. Pro Caroll/Verdonck/Bell Gulf McLaren + 32.887
4. Pro Stippler/Sandstrom/Mies WRT Audi + 32.915
5. Pam Hommerson/Machiels/Bertolini AF Ferrari + 35.056
6. Pro Ide/Kumpen/Winkelhock Phoenix Audi + 1m03.210
7. Pam Hassid/Badey TDS BMW + 1m05.494
8. Pro Leinders/Buurman/Martin Marc VDS BMW + 1m06.434
9. Pro Primat/Jarvis/Haase Phoenix Audi + 1m07.819
10. Pam Hummel/Jans/Christodoulou Falcon Mercedes + 1m15.675
19. GTR Blanchemain/Beaubelique/Gouselard SOFREV Ferrari93 voltas