Blancpain Endurance Series: Campeão paralímpico, Zanardi está de volta ao automobilismo

Bicampeão da CART vai competir no campeonato da Blancpain Series com uma BMW

Alessandro Zanardi vai retornar ao automobilismo após quatro anos. O italiano de 47 anos vai pilotar uma BMW pela equipe Roal no campeonato da Blancpain Series, categoria de carros de turismo que conta com o brasileiro Cesar Ramos.

Bicampeão da extinta categoria CART (1997 e 1998), Zanardi se tornou um exemplo de superação. O piloto teve as duas pernas amputadas após um grave acidente em 2001, durante uma etapa de circuito oval da CART.

Ele se recuperou do acidente e decidiu competir na Paralimpíada de Londres, em 2012. Zanardi obteve três medalhas no paraciclismo: duas de ouro e uma de prata, está última conquistada em equipe na prova de revezamento.

Ele explicou que a motivação para voltar às pistas se deu após testar um carro da BMW em Nurburgring, em novembro de 2012, premiação que recebeu após o sucesso em Londres-2012. Zanardi já competiu pela Roal no Campeonato Mundial de Turismo (WTCC), entre 2005 e 2009.

– Quando pilotei o carro DTM da BMW, senti os dedos coçarem novamente. Desde então comecei a brincar com a ideia de voltar ao automobilismo. Junto à BMW, vimos várias opções e estou satisfeito de trabalhar de novo com os meus velhos amigos – disse Zanardi, que vai pilotar um BMW Z4 GT3.

Zanardi vai competir em seis das sete etapas do campeonato. Paralelamente, seguirá os preparativos para a Paralimpíada do Rio de Janeiro, que será em 2016.

O italiano também acumulou participações na Fórmula 1 durante a década de 1990, representando a Minardi, Jordan, Lotus e Williams.

Fonte: LANCENET!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *