Blancpain GT Series Sprint Cup: Raffaele Marciello/Michael Meadows conquistam o tÁ­tulo de 2018

A dupla formada pelo italiano Raffaele Marciello e o britânico Michael Meadows, no Mercedes-AMG GT3 #88 da AKKA ASP Team, conquistou o tÁ­tulo da temporada 2018 do Blancpain GT Series Sprint Cup, após a disputa da ultima etapa, no Circuito de Nürburgring, na Alemanha.

A dupla Christopher Mies/ Christopher Mies (Audi R8 LMS/WRT) venceu a primeira prova. no sábado (15/09). A dupla herdou a vitória após Mirko Bortolotti /Christian Engelhart (Lamborghini Huracán GT3/ Grasser), que receberam a bandeira quadriculada em primeiro, levarem uma punição de 30 segundos (caindo para a 11ª posição). O motivo da punição foi a colocação errada do Hans Device de Engelhart, flagrada pela câmara onboard (violando o artigo 120 do regulamento).

A dupla Will Stevens/Dries Vanthoor completou a dobradinha da WRT. A dupla Ezequiel Perez-Companc/Andrea Caldarelli (Lamborghini Huracán GT3/Grasser) completou o pódio.

Meadows/Marciello terminaram em quarto.

Pela Silver Cup vitória da dupla Adrien De Leener/Ricardo Feller (Audi R8 LMS/WRT).

Pela classe Pro Am vitória da dupla Nyls Stievenart/ Markus Winkelhock (Audi R8 LMS/Sainteloc).

O brasileiro Lukas Moraes (BMW M6 GT3/3Y Technology), em dupla com o belga Denis Dupont, abandonou.

Riberas/Mies foram para a última prova na liderança do campeonato, com 90,5 pontos, nove a mais do que Marciello/Meadows.

Neste domingo (16/09) Meadows/Marciello venceram a última prova do ano. E conquistaram o tÁ­tulo da temporada. A dupla Hubert Haupt/Luca Stolz (Mercedes-AMG GT3/Black Falcon) terminou em segundo (vencendo na Silver Cup). A dupla Simon Gachet/Christopher Haase (Audi R8 LMS/Sainteloc) completaram o pódio.

Mies/Riberas terminaram apenas na 16ª posição. Na penúltima volta Riberas errou na curva Dunlop, e foi para a brita, sendo forçado a entrar nos pits.

Moraes/Dupont terminaram na 14ª posição geral, e terceira na Silver Cup.

Meadows/Marciello conquistaram o tÁ­tulo com 98 pontos. Riberas/Mies, vice-campeões, somaram 90,5 pontos. Kelvin van der Linde/ Steijn Schothorst terminaram em terceiro com 65 pontos. Moraes, com 0,5 ponto foi o 27º colocado geral.

Final, prova 1:

1 – Riberas/Mies (Audi) – WRT – 29 voltas
2 – Stevens/Vanthoor (Audi) – WRT – 1″615
3 – Perez-Companc/Caldarelli (Lamborghini) – Grasser – 3″635
4 – Meadows/Marciello (Mercedes) – AKKA – 12″784
5 – Costa/Klien (Lexus) – Emil Frey – 17″191
6 – S”Schothorst/van der Linde (Audi) – Attempto – 19″330
7 – Jamin/Christodolou (Mercedes) – AKKA – 20″445
8 – P”Schothorst/Kaffer (Audi) – Attempto – 21″995
9 – Siedler/Palttala (Lexus) – Emil Frey – 22″686
10 – Gachet/Haase (Audi) – Sainteloc – 22″997
11 – Leonard/Frijns (Audi) – WRT – 23″561
12 – Bortolotti/Engelhart (Lamborghini) – Grasser – 27″057 *
14 – Stievenart/Winkelhock (Audi) – Sainteloc – 27″840
15 – De Leener/Feller (Audi) – WRT – 30″697
12 – Haupt/Stolz (Mercedes) – Black Falcon – 36″560 *
16 – Atoev/Korneev (Mercedes) – AKKA – 54″589
17 – Bastian/Manchester (Mercedes) – AKKA – 4 voltas

* 30 segundos de punição

Volta mais rápida: Stevens/Vanthoor 1’55″688

Abandonos:

Moraes/Dupont (BMW) – 3Y – 16 voltas
Salikhov/Perel (Ferrari) – Rinaldi – 7
Bhirombhakdi/Van Dam – (Ferrari) – Kessel – 7

Final, prova 2:

1 – Meadows/Marciello (Mercedes) – AKKA – 31 giri
2 – Haupt/Stolz (Mercedes) – Black Falcon – 0″547
3 – Gachet/Haase (Audi) – Sainteloc – 5″327
4 – van der Linde/S.Schothorst (Audi) – Attempto – 10″659
5 – Caldarelli/Perez-Companc (Lamborghini) – Grasser – 11″833
6 – Christodolou/Jamin (Mercedes) – AKKA – 13″687
7 – Klien/Costa (Lexus) – Emil Frey – 15″207
8 – Palttala/Siedler (Lexus) – Emil Frey – 21″242
9 – Frijns/Leonard (Audi) – WRT – 30″597
10 – Perel/Salikhov (Ferrari) – Rinaldi – 42″935
11 – Korneev/Atoev (Mercedes) – AKKA – 44″284
12 – Kaffer/P.Schothorst (Audi) – Attempto – 57″637
13 – Van Dam/Bhirombhakdi (Ferrari) – Kessel – 1’11″380
14 – Dupont/Moraes (BMW) – 3Y – 2’05″678
15 – Winkelhock/Stievenart (Audi) – Sainteloc – 1 volta
16 – Mies/Riberas (Audi) – WRT – 2 voltas

Volta mais rápida: Costa/Klien 1’55″713

Abandonos:
Manchester/Bastian (Mercedes) – AKKA – 26 voltas
Vanthoor/Stevens (Audi) – WRT – 18
Feller/De Leener (Audi) – WRT – 13

Campeonato:

1.Marciello/Meadows 98 pontos; 2.Riberas/Mies 90,5; 3.van der Linde/Vanthoor 65; 4.Vanthoor/Stevens 63,5; 5.Bortolotti/Engelhart 57,5