BossGP: Tom Coronel vence as duas provas em Zandvoort

O holandês Tom Coronel (Benetton B197 Judd 4.0 V10) venceu as duas provas da 4ª etapa da temporada, disputada em Zandvoort, na Bélgica.

Prova 1:

Piloto da BMW no Campeonato Mundial de Turismo (WTCC), Coronel estreou na categoria que mistura carros de F-1, Indy, GP2 e F-3000, marcando a pole-position. Com 1m47s918 o holandês foi 2s892 mais rápido do que o compatriota Marijn van Kalmthout (Benetton B197 Judd 4.0 V10).

Disputada com muita chuva, a prova, no sábado treze de agosto, foi dominada por Coronel, que venceu de ponta a ponta. Ele recebeu a bandeirada com 13s660 de vantagem sobre van Kalmthout. O britânico Scott Mansell (Benetton B199 Judd 4.0 V10) completou o pódio.

O atual campeão, o holandês Klaas Zwart (Benetton B197 Judd 4.0 V10) terminou em 4º, seguido pelo austrÁ­aco Ingo Gerstl (Dallara Renault 4.0 V8).

Final, prova 1:

1. Tom Coronel (HOL) F1 1997 Benetton B197 Judd 4.0 V10 9 voltas em 18m29s952
2. Marijn van Kalmthout (HOL) F1 1997 Benetton B197 Judd 4.0 V10 + 13s660
3. Scott Mansell (GBR) F1 1999 Benetton B199 Judd 4.0 V10, + 23s596
4. Klaas Zwart (HOL) F1 2004 Benetton B197 Judd 4.0 V10 + 1m04s167
5. Ingo Gerstl (AUT) GP2 2005 Dallara Renault 4.0 V8, +1m13s047 (vencedor Classe Formula)
6. Henk de Boer (HOL) Champcar 2007 Panoz DP01 Cosworth 2.8 V8 Turbo, + 1m21s387
7. Tony Worswick (GBR) F1 1994 Jordan 194 Judd 3.5 V10, + 1m22s149
8. Jan Lammers (HOL) F1 1998 Tyrrell 026 Cosworth 3.0 V10, + 1m28s873
9. Peter Versluis (HOL) GP2 2005 Dallara Renault 4.0 V8, + 1m29s973
10. Karl-Heinz Becker (ALE) Worldseries 2003 Dallara Nissan 3.4 V6, + 1m40s208 (vencedor Clsse Master)
11. Frits van Eerd (HOL) F1 1998 Tyrrell 026 Cosworth 3.0 V10, + 1 volta
12. Didier Sirgue (FRA) F1 1991 Jordan 191 Ford 3.5 V8, + 1 volta
13. Garry Woodcock (GBR) F1 2001 Arrows A22 Hart 3.0 V10, + 1 volta
14. Carlos Antunes Tavares (POR) GP2 2005 Dallara Renault 4.0 V8, + 1 volta
15. Norbert Gruber (AUT) Worldseries 2005 Dallara Renault 3.5 V6, + 1 volta
16. Philippe Bourgois (BEL) Indycar 2000 G-Force Chevrolet 3.5 V8, + 2 voltas
17. Henk Thuis (HOL) F1 1993 Ferrari F93A Judd 3.5 V10, + 2 voltas
18. Alain DeBlandre (BEL) Indycar 2000 G-Force Chevrolet 3.5 V8, + 2 voltas

Não largaram:

Arnold Wagner (ALE) F1 2001 Arrows A22 Hart 3.0 V10
Cor Euser (HOL) F1 1989 Leyton House CG891

Prova 2:


No domingo (14/08), Coronel manteve o domÁ­nio, desta vez com pista seca. Mansell ainda conseguiu seguir o holandês nas primeiras voltas. Contudo rapidamente Coronel abriu uma confortável vantagem, recebendo a bandeirada com 13 segundos de frente. Ex-piloto de F-1, o holandês Jan Lammers (Tyrrell 026 Cosworth 3.0 V10) foi o 3º.

Gerstl terminou em 4º, seguido pelo holandês Henk de Boer (Panoz DP01 Cosworth 2.8 V8 Turbo) e o britânico Tony Worswick (Jordan 194 Judd 3.5 V10).

LÁ­der do campeonato, Zwart abandonou com problemas de motor, na 7ª volta. Ele agora divide a liderança com Gerstl, com 110 pontos. Van Kalmthout, que com problemas técnicos não largou na segunda prova, é o 2º com 105 pontos.

A próxima etapa acontece no Red Bull Ring, na Áustria, entre os dias 27 e 28 de agosto.

Final, prova 2:

1. Tom Coronel (HOL) F1 1997 Benetton B197 Judd 4.0 V10, 13 voltas
2. Scott Mansell (GBR) F1 1999 Benetton B199 Judd 4.0 V10, + 15s744
3. Jan Lammers (HOL) F1 1998 Tyrrell 026 Cosworth 3.0 V10, + 45s571
4. Ingo Gerstl (AUT) GP2 2005 Dallara Renault 4.0 V8, + 49.655 (vencedor Classe Formula)
5. Henk de Boer (HOL) Champcar 2007 Panoz DP01 Cosworth 2.8 V8 Turbo, + 50s331
6. Tony Worswick (GBR) F1 1994 Jordan 194 Judd 3.5 V10, + 1m06s3
7. Frits van Eerd (HOL) F1 1998 Tyrrell 026 Cosworth 3.0 V10, + 1m15s6
8. Peter Versluis (HOL) GP2 2005 Dallara Renault 4.0 V8, + 1 volta
9. Carlos Antunes Tavares (POR) GP2 2005 Dallara Renault 4.0 V8, + 1 volta
10. Philippe Bourgois (BEL) Indycar 2000 G-Force Chevrolet 3.5 V8, + 1 volta
11. Karl-Heinz Becker (ALE) Worldseries 2003 Dallara Nissan 3.4 V6, + 1 volta (vencedor Classe Masters)
12. Didier Sirgue (FRA) F3000 Lola B02/50 Zytek 3.0 V8, + 1 volta
13. Norbert Gruber (AUT) Worldseries 2005 Dallara Renault 3.5 V6,+ 2 voltas
14. Garry Woodcock (GBR) F1 2001 Arrows A22 Hart 3.0 V10, + 2 voltas

Abandonos:
15. Henk Thuis (HOL) F1 1993 Ferrari F93A Judd 3.5 V10, + 5 voltas
16. Klaas Zwart (HOL) F1 2204 Jaguar R5, + 7 voltas
17. Cor Euser (HOL) F1 1989 Leyton House CG891, + 9 voltas
18. Alain DeBlandre (BEL) Indycar 2000 G-Force Chevrolet 3.5 V8, + 12 voltas

Não largaram:
Arnold Wagner (ALE) F1 2001 Arrows A22 Hart 3.0 V10
Marijn van Kalmthout (HOL) F1 1997 Benetton B197 Judd 4.0 V10