Brasileiro de Enduro FIM começa com vitória de Felipe Zanol em, Farroupilha/RS Piloto mineiro vence

Piloto mineiro vence os dois dias do Enduro da Curva Reta, que abriu a temporada 2010.

O mineiro Felipe Zanol garante que ainda não está próximo de sua melhor forma, mas a julgar pelo resultado da abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, neste fim de semana, em Farroupilha/RS, o piloto da equipe GasGas será o homem a ser batido dentro do paÁ­s, e novamente um competidor de peso no Mundial de Enduro FIM, que começa em abril, na Espanha.

Zanol venceu os dois dias do Enduro da Curva Reta, na categoria E1, chegando a abrir mais de dois minutos para o segundo colocado, no domingo. Com o resultado, o mineiro larga na frente na disputa pelo tÁ­tulo brasileiro de 2010, o que representaria sua sexta conquista nacional.
 
– Foi uma ótima estréia. Eu estava um pouco ansioso, meio nervoso para retornar, devido Á  mudança de moto, mudança de equipe, mudança de paÁ­s… No primeiro dia acabei nem tendo um resultado como eu queria. Andei cometendo alguns erros, mas no segundo dia consegui ter um bom andamento e consegui imprimir um ritmo bem mais forte do que no sábado – declarou Zanol.

Ainda na categoria E1, o gaúcho Gustavo Pellin, de Caxias do Sul, terminou em segundo, com dois segundos lugares na geral, logo Á  frente do catarinense Humberto Cadori Filho, de Itapema. na categoria E2, a vitória foi do gaúcho Diego Colett, seguido pelo conterrâneo Gregório Caselani, e pelo catarinense Nilson Tecilla, respectivamente em segundo e terceiro.
 
Bicampeão português de Enduro FIM nas últimas duas temporada, e sétimo colocado no Mundial em 2009, Zanol sabe que conseguiu aliviar um peso de suas costas, devido Á  expectativa de seu retorno ao Brasil.

– Com certeza fiquei mais aliviado. O resultado me dá uma tranquilidade a mais para as próximas provas. Deu para ver que o treinamento que eu fiz no último mês está no caminho certo; No primeiro dia venci com cerca de 40 segundos para o segundo colocado da geral, e ontem (domingo) consegui colocar mais de dois minutos para o segundo. Deu para sentir que, apesar de ainda estar bem distante da minha melhor forma, estou no caminho certo e no caminho daquilo que eu preciso no mês de abril para atacar forte no Mundial. Tenho mais um mês para pegar pesado e chegar Á  Espanha, na abertura do Mundial, com chances de pegar boas colocações – completa o piloto.

Na categoria E3A, a vitória foi do paulista Kiko Marino, de JundiaÁ­, seguido pelos gaúchos Sandro de Oliveira, de Passo Fundo, e Alcindo Bortoncello, de Caxias. Na E3B deu Sergio Colett em primeiro, com Sergio Coelho em segundo e Francisco Lima em terceiro. Marcio Debastiani venceu a categoria E4, e William Luza a E5.

Acostumado Á  forte presença do público nas provas européias, Zanol fez questão de elogiar os organizadores da etapa gaúcha e ressaltar o incentivo que os pilotos recebiam durante as especiais.

– Apesar de algumas pessoas terem achado a prova puxada, eu, particularmente, achei muito boa. As especiais estavam bem montadas e bem técnicas. Caxias do Sul e Farroupilha ficam em uma região de muita pedra, muita descida, muita subida de mata lisa, e a organização preparou boas especiais. O Cross-Test e o Extreme estavam bem próximos do úblico. No sábado, a quantidade de pessoas assistindo Á  prova, espalhadas pelas especiais, torcendo e vibrando bastante, era uma motivação a mais para os pilotos. Na Europa a galera fica em peso ao longo das especiais, com muita gente torcendo e apoiando. No sábado, durante a primeira etapa, foi bem parecido. Cheio de gente torcendo e vibrando. É bom ver que as provas estão tendo grande quantidade de público. Isso motiva demais os pilotos – conclui Zanol, que embarca para a Europa no dia 6 de abril, para iniciar a disputa do Mundial.

O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM tem supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).