Brasileiro de Turismo: Ex-Indy Lights, JV Horto volta ao Brasil e faz estreia em Interlagos

Depois de correr em categorias de base dos Estados Unidos, o jovem piloto de Londrina fará sua primeira corrida de turismo neste fim de semana, na preliminar da Corrida do Milhão da Stock Car

A oitava e última etapa da primeira temporada da história do Brasileiro de Turismo, neste fim de semana (13 a 15), em Interlagos, terá a estreia de JV Horto no automobilismo nacional. O paranaense de Londrina, hoje com 23 anos, teve um início de carreira promissor no kart e se formou como piloto de monopostos nos Estados Unidos, onde correu em categorias como Formula BMW Americas, Star Mazda e a Indy Lights. Entretanto, depois de ter disputado a etapa de Indianápolis da categoria, em 2012, Horto se viu obrigado a interromper sua carreira por conta de um problema comum a outros tantos pilotos: a falta de patrocínio. Quase um ano e meio depois, JV retorna às pistas no templo do automobilismo brasileiro na preliminar da Corrida do Milhão, sonhando em um dia fazer parte do grid da Stock Car V8.

JV Horto não esconde a ansiedade pelo retorno às pistas e também por correr em Interlagos, “um circuito cheio de história, como Indianápolis”. Apesar de estar prestes a estrear no tradicional autódromo brasileiro, o piloto acredita que terá condições de se adaptar bem, não só ao traçado seletivo, mas também ao carro #79 que pilotará neste fim de semana, comandado por Carlos Castrale. Sua expectativa está em mostrar um bom trabalho que lhe valha uma vaga para fazer toda a temporada 2014 do Brasileiro de Turismo para, enfim, chegar ao grid da Stock Car no ano seguinte.

O bólido que JV Horto pilotará em Interlagos é completamente diferente ao qual estava acostumado na Indy Lights. Antes deste fim de semana, o paranaense teve apenas uma única experiência com carros de turismo quando, no começo de 2012, guiou um carro da Nascar K&N Pro Series, nos Estados Unidos.

A produção dos carros do Brasileiro de Turismo é liderada pela JL Racing, que também é responsável pelos carros da Stock Car. O motor do bólido será um V8 alimentado por injeção eletrônica de combustível, gerando 350 cv de potência, com tração traseira.

O desafio de JV Horto em Interlagos será maior porque o piloto terá pouco tempo de pista para se acostumar com o carro. A programação do Brasileiro de Turismo inicia na sexta-feira, com o primeiro treino livre, que terá 40 minutos, a partir de 14h50 (horário de Brasília). No sábado, acontece mais um treino livre, às 10h, com a classificação às 14. No domingo, a largada para etapa final da categoria em 2013 está prevista para 8h40. A corrida terá 35 minutos + 1 volta.

Transmissão:
A décima etapa do Brasileiro de Turismo em 2013 terá transmissão ao vivo na internet por meio do Portal R7 a partir de 8h25. A prova também será exibida por TV aberta na RedeTV!. O canal iniciará a programação da categoria às 14h.

JV Horto:
“É até difícil descrever a emoção por voltar a correr, ainda mais por fazer a minha estreia em Interlagos, que é um circuito cheio de história, como é Indianápolis. Estou confiante em conseguir uma rápida adaptação à pista e ao carro. Sei que o Brasileiro de Turismo é uma categoria muito equilibrada e difícil, então meu objetivo para este fim de semana é aprender muito e, quem sabe, obter um bom resultado. É importante estar aqui e mostrar meu potencial, até levando em conta que vamos fazer a preliminar da Corrida do Milhão. Quero fazer um bom trabalho para começar a pavimentar meu caminho rumo à Stock Car. Desde já, agradeço à HPN, Cotar Câmbio e Corval pela oportunidade para voltar a competir em alto nível depois de tanto tempo.”

Confira programação da décima etapa do Brasileiro de Turismo em Interlagos:

Sexta-feira (13/12)
14h50-15h30 – 1º Treino livre

Sábado (14/12)
10h00-10h40 – 2º Treino Livre (Campeonato Brasileiro de Turismo)
14h00-14h20 – Classificação (Campeonato Brasileiro de Turismo)

Domingo (15/12)
08h40 – Largada (35 minutos de prova + 1 volta)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *