Campeonato Brasileiro de Turismo: Pilotos treinam em Interlagos

Testes foram preparatórios para a abertura da categoria formadora de pilotos para a Stock Car. No dia 23 deste mês será a vez dos pilotos e equipes do Sul do Brasil andarem com os carros no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul.

Seis pilotos que estarão na abertura do Campeonato Brasileiro de Turismo, dia 2 de junho em BrasÁ­lia, participaram de treino coletivo em Interlagos. Dois da Hot Car de Amadeu Rodrigues (Pedro Boesel e Mauri Zaccarelli), três de Carlos Alves Competições (Raphael Abbate. Gabriel Casagrande e Marco Cozzi) e Fábio Carreira pela W2 Racing, que pertence ao piloto Serafin Jr.

Como está programado, o segundo treino coletivo, este somente para os pilotos das equipes situadas no Sul do PaÁ­s, acontecerá na quinta-feira, dia 23 deste mês no veloz traçado gaúcho do Velopark, situado na cidade de Nova Santa Rita, na Grande Porto Alegre. Após esse treinamento, os carros voltam a andar somente na abertura do Campeonato Brasileiro de Turismo, mês que vem em BrasÁ­lia, quando estarão ao lado dos Stock Car, que terá a quinta etapa da temporada.

Quem mais andou em Interlagos foi Fábio Carreira, que deu 80 voltas, o equivalente a duas provas da categoria formadora de pilotos. Fabinho, a exemplo de Pedro Boesel, já guiou um Stock Car e tem bastante experiência com carros de Turismo.

“Foi muito bom, pois aproveitamos 100% os treinos, o dia inteiro, já que o carro não apresentou qualquer problema, foi bem montado e contamos ainda com o apoio do Mauro Vogel, que estará com a gente toda a temporada. A visibilidade interna é muito boa“, disse Carreira.

O que empolgou foi que, mesmo sem os pilotos conhecerem direito o carro, eles fizeram tempos nos 4.314 metros de Interlagos (com chicane na Curva do Café) mais baixos daqueles da Copa Montana, que foi disputada até a temporada passada.

“Dos que andaram eu fui o mais rápido e já fiz voltas mais rápidas do que a Copa Montana no ano passado. Isso prova que o motor é bom e o Campeonato Brasileiro de Turismo será uma categoria muito, mas muito equilibrada e altamente competitiva. Alguém abrir uma grande diferença será bem difÁ­cil“, completou Fabinho.

Este carro do Brasileiro de Turismo tem motor (dianteiro movido a etanol da Shell) V8 com 350 cavalos de potência (tração traseira) e 1280 quilos de peso. Os pneus são da Pirelli, feitos exclusivamente para os carros da categoria. O sistema de freios tem discos da Fremax e pastilhas da Ecopads. O câmbio tem cinco marchas para frente e uma Á  ré.

Como a preocupação com a segurança foi muito grande desde os primeiros projetos feitos pela empresa do ex-campeão da Stock Car Zeca Giaffone, a JL Racing, os bancos usados são similares aos construÁ­dos especialmente para a Stock Car e que superam as exigências máximas da FIA (Federação Internacional do Automóvel). Esses assentos são conhecidos como superbancos.

“Gostei bastante do carro. Dei umas 40 voltas no treino e as primeiras impressões foram ótimas. Não vejo a hora de chegar a etapa de abertura para acelerar em BrasÁ­lia. Acho que lá como o traçado é mais curto vai ser ainda melhor”, disse Gabriel Casagrande, de 18 anos, que faz sua primeira temporada em carros de Turismo, disputando a Copa Petrobras de Marcas e o Brasileiro de Turismo.