Rali-Dakar: Ilustre desconhecido é campeão nos caminhões

Novo campeão do Rally Dakar nos caminhões, Hans Stacey pode ser considerado um fenÁ´meno. Logo na sua quarta participação no rali mais difÁ­cil do mundo, já conquistou um tÁ­tulo.


O mais curioso é, que além de piloto, ele é um dos proprietários da equipe Exact-MAN, a maior supresa da edição deste ano do rali.

Apaixonado por competições off-road, o piloto holandês viveu no anonimato durante a maior parte da carreira. Ainda foi bicampeão de rali em seu paÁ­s em 1991 e 92. Internacionalmente, porém, nunca havia ganhado nada. Ele chegou ao Dakar em 2004, por convite de Jan de Rooy, seu compatriota experiente e um dos principais nomes entre os caminhões.

A discreta estréia só foi melhor que sua performance em 2005, quando teve de abandonar a prova na quinta etapa, em razão de um acidente. Era a primeira vez que competia com seu time – por falta de recursos, o caminhão da Exact-MAN só fora entregue 14 dias antes da largada, e estava repleto de pequenos problemas.

Já em 2006, Stacey começou a ganhar os noticiários nos peso-pesados. Um alto investimento fez de seu caminhão um dos melhores no Dakar. A ponto de ele ter vencido cinco especiais e conquistado o vice-campeonato, atrás apenas do russo Vladimir Chagin. O holandês ainda sofreu um acidente na nona etapa, quando perdeu duas horas, e se viu fora da briga pelo primeiro lugar.

A surpresa – Para 2007, em sua quarta participação, Stacey largou mais uma vez fora dos holofotes. Todos apontavam Chagin, Ilgizar Mardeev, André Azevedo, Jan de Rooy e Gerard de Rooy como favoritos, esquecendo-se do piloto da Exact-MAN. Acabaram queimando a lÁ­ngua logo no primeiro dia, quando ele ficou em segundo.

Demonstrando bastante técnica, e um pouco de sorte (com o abandono de Chagin), Stacey foi o campeão com maior vantagem para o segundo colocado nas três categorias do Dakar. Ele também voltou a repetir o número de cinco vitórias em especiais obtido em 2006.

“O Stacey tem muitos méritos, pois soube andar forte, administrar a vantagem e mostrou que se sai bem tanto como piloto, como proprietário de uma equipe considerada pequena”, reconhece André Azevedo, impressionado com a forma do holandês no Dakar deste ano.

O piloto holandês teve como companheiros em seu caminhão MAN TGA 18.531, 4×4 de 700hp, o navegador belga Charly Gotlib e o mecânico Bernard der Kinderen.