ChampCar: Apenas sete pilotos confirmados no grid de 2006

Bruno Junqueira é o único brasileiro com presença garantida. Ricardo e Alex Sperafico, Antonio Pizzonia e Enrique Bernoldi ainda negociam.


A um mês da primeira de suas 15 provas, a temporada 2006 da Fórmula Mundial tem apenas sete pilotos com participação confirmada. As nove equipes da categoria vivem uma fase intensa de negociações com pelo menos duas dezenas de pilotos que nutrem expectativas de, no dia 9 de abril, alinhar no grid das ruas de Long Beach, na Califórnia, palco da primeira corrida do campeonato, que terá quase sete meses de duração.

Três equipes já têm suas duplas de pilotos definidas, sem alterações em relação a 2005. a Newman-Haas mantém o francês SÁ¨bastien Bourdais, campeão das duas últimas temporadas, e o brasileiro Bruno Junqueira. Na Forsythe, ficam o canadense Paul Tracy e o mexicano Mário DomÁ­nguez. A RuSport mantém norte-americano A.J. Allmendinger e o inglês Justin Wilson. A outra confirmação é a da inglesa Katherine Legge, na PKV Racing.

Pelo menos quatro brasileiros estão entre os pilotos que buscam vaga na F-Mundial. O amazonense Antonio Pizzonia e o paranaense Enrique Bernoldi têm negociações visando suas estréias na categoria. Existe a possibilidade de ambos competirem como parceiros no Team Brazil. Esta é uma novidade cogitada pela equipe Rocketsports para um sistema similar ao que a Walker pÁ´s em prática dois anos atrás, quando formou o Team Australia.

Os primos paranaenses Ricardo e Alex Sperafico conversam com vários dos times que têm vagas em aberto e devem continuar na categoria. Alex, que de 2003 a 2005 disputou 12 corridas pelas equipes Dale Coyne, Conquest e HVM, é outro candidato Á  vaga no eventual Team Brazil. “Essa é uma boa possibilidade. Mesmo assim, eu tenho mantido contato freqüente com as equipes que têm vagas para oferecer. Dificilmente vou deixar de correr”, aposta.

A temporada de 2006 da Fórmula Mundial será composta por 15 etapas, oito das quais em pistas dos Estados Unidos. O Canadá receberá três provas e o México, duas. Coréia do Sul e Austrália serão as sedes das duas últimas corridas. Todas as equipes da Fórmula Mundial estarão concentradas no circuito oval de Fontana, na Califórnia, uma semana antes do inÁ­cio do campeonato, para a última sessão de testes coletivos da pré-temporada.