ChampCar: Bruno Junqueira briga pela pole e sonha com a vitória

Categoria norte-americana de origem, mas internacional por conta do calendário, com provas em cinco paÁ­ses de três continentes, a F-Mundial desembarca, neste fim de semana, em território canadense. O GP de Toronto, no domingo (9) é a primeira das três paradas em território canadense e promete esquentar a briga pelas primeiras posições no campeonato, especialmente após o acidentado GP de Cleveland.

Segundo colocado no traçado do Burke Lakefront Airport, há duas semanas, mesmo depois de perder a asa traseira ao ser atingido pelo Lola/Cosworth de Paul Tracy na largada, o mineiro Bruno Junqueira (Banco Rural/Telemont/Grupo A &C) vem em fase ascendente e espera brigar pela vitória nas ruas do Exibition Place. O piloto da Newman-Haas ganha hoje a pista para duas sessões de treinos livres e a primeira qualificação, a partir das 15h20 (de BrasÁ­lia), disposto a fazer valer o ótimo retrospecto no circuito de 2.822 quilÁ´metros de extensão.

Bruno, que não participou da edição de 2005, já que se recuperava do acidente nas 500 Milhas de Indianápolis, larga em uma das duas primeiras filas desde a corrida de 2002. Naquele ano, largou em terceiro lugar. Em 2003, seu primeiro ano na Newman-Haas, saiu em segundo e recebeu a bandeirada em terceiro. No GP de 2004, largou novamente na terceira posição. Apesar dos muros bastante próximos, do traçado muitas vezes estreito e com poucas oportunidades de ultrapassagem, o mineiro é um fã da pista e sabe da importância de um bom desempenho nos treinos para sonhar com mais um pódio. “O público aqui é fantástico e, quanto Á  pista, a curva 3 é o ponto principal, já que chegamos a 300 km/h e somos obrigados a frear forte e reduzir para primeira marcha”, explica.

“Na última etapa subi ao podio e agora estou ansioso por buscar a minha primeira vitória do ano. Vou trabalhar duro para que aconteça já aqui, adoro essa pista e tenho um ótimo retrospecto aqui”, prossegue. Depois de um inÁ­cio de campeonato acidentado – em Long Beach e Milwaukee foi atingido, sem qualquer culpa, pelo mexicano Mario DomÁ­nguez, então na equipe Forsythe, Bruno tem sido responsável por uma recuperação impressionante e já ocupa a oitava posição na classificação do campeonato. Se repetir ou superar o desempenho de Cleveland, o mineiro pode terminar o fim de semana na quarta posição, mais um motivo para otimismo.