Coluna: Mulher no volante, emoção constante, por Vitor Garcia

Em março de 2007 escrevi uma coluna falando sobre as brasileiras que ganhavam destaque no automobilismo, tanto nacional como internacional. Uma piloto citada fora a paulista Ana Beatriz Figueiredo, ou como é conhecida, a Bia Figueiredo. Bia estreou esse ano na IndyLights, categoria de acesso para a IndyCar, famosa por realizar sua mais tradicional prova no oval de Indianápolis, as 500 Milhas de Indianápolis. A brasileira chegou como não quer nada, e está fazendo seu nome.

Até o momento ela ocupa a 6ª colocação na tabela do campeonato, com 234 pontos (73 a menos que o líder) e três pódios. Trinta e quatro pilotos já passaram pelo torneio esse ano, e o líder Richard Antinucci, americano (nascido na Itália, com dupla nacionalidade) é um piloto com muita experiência internacional, disputando várias categorias na Europa.

Nossa Bia se desenvolveu no kart aqui no Brasil, passando posteriormente pela extinta Fórmula Renault e também pela F3 Sul-americana. Em 2007 a brasileira resolveu ter um ano sabático, não participando de nenhuma categoria, mas já se preparando para a atual temporada.

Já ouvi muitos pilotos dizendo que, para se dar uma passo à frente, as vezes é necessário dar um para trás antes. Eu acredito que no caso da Bia foi exatamente isso que ocorreu, não que ela tenha retrocedido na carreira, mas o ano de “folga” foi muito importante para a continuidade em sua carreira.

Acredito muito que a vitória nessa temporada é apenas questão de tempo. Lutar pelo título no ano de estréia será muito difícil, mas a brasileira já chama muito a atenção de equipes importantes da categoria principal, como a Andretti-Green, time por onde o brasileiro Tony Kanaan disputa o campeonato, e também outra mulher disputa o certame: a americana Danica Patrick.

Bia está no caminho certo, realizando um excelente ano que com certeza fortalecerá ainda mais sua carreira. E para quem nunca viu uma prova da brasileira, não sabe o que está perdendo. É só ficar ligado no site SpeedRacing.com.br que após cada prova, fotos, notícias e até vídeos são publicados.

E a cada prova, uma nova emoção! É isso aí Bia, força e muito sucesso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *