Copa América: Fábio Fogaça e Átila Abreu com boas expectativas na Argentina

Brasileiros andaram rápidos na Top Race, mas foram prejudicados pelo regulamento.

Os pilotos sorocabanos Fábio Fogaça (Feeder/Case/Beta/F-Truck/Kraucher/Konrad Caminhões) e Átila Abreu (Zinco Jeanswear/Baterias Líder/Santa Carolina) estão com boas expectativas para a disputa da “Corrida da História”, quinta etapa da Copa América Top Race, que será realizada neste domingo (25/4) em La Plata, na Argentina. Eles foram respectivamente segundo e quarto mais rápidos em seus grupos de classificação, mas por questões regulamentares vão largar da 12ª fila.
“Foi uma pena o Átila ter participado do grupo mais lento do dia, pois a pista estava encharcada de óleo. Como o grid nesta etapa foi formado pelo somatório de tempo da dupla, eles vão largar lá no meio”, contou Djalma Fogaça, que ficou impossibilitado de correr com seu filho por causa de febre em virtude de forte gripe.
 
O piloto de Stock Car Átila Abreu foi convidado para participar desta prova da Top race pelo seu conterrâneo Fabinho Fogaça para substituir seu pai, Djalma. “É uma boa experiência e agradeço o convite para correr nesta categoria. Espero amanhã poder fazer uma boa corrida para devolver a atenção da família Fogaça”, agradeceu o sorocabano, quarto mais rápido em seu grupo. Os pilotos foram divididos em três grupos para a classificação.
 
A prova em La Plata reunirá os 42 pilotos que dividirão seus carros 3.0 V6 de 350 cavalos de potência com convidados. “Gostei muito da Top Race, os carros são muito parelhos, mas difíceis de guiar já que não contam com direção hidráulica como na Stock Car”, comentou Átila. “A pista é muito rápida e gostei bastante. Dei poucas voltas e fui me adaptando rapidamente”, falou sobre o circuito de 4.165 metros.
 
Fábio Fogaça foi o segundo mais rápido em seu grupo de classificação. No entanto, para a formação do grid de largada, foi somado o tempo de o piloto titular com o obtido pelo seu convidado. Como Átila s classificou no momento em que a pista estava mais lenta, em virtude de óleo esparramado no asfalto, todas as duplas deste grupo foram prejudicadas e vão largar mais atrás.
 
“Éramos para largar ali entre os 15 primeiros. É uma pena, mas é a regra. Então, vamos partir pra cima amanhã. Eu vou largar na primeira corrida, em 24º, e o Átila vai largar depois, da posição em que eu terminar. Espero entregar o Mondeo em posição bem melhor para o meu amigo”, avisa Fabinho. Fábio e Átila ficaram com a marca de 3:05.070. A pole position é da dupla com José Maria López/Miguel Etchegaray.
 
As corridas serão transmitidas ao vivo pela America TV (www.america2.multimediosamerica.com.ar), das 10h30 às 14h00 (horário de Brasília). Na corrida principal os titulares percorrerão 20 voltas, a partir das 12h50, enquanto os ‘Históricos’ largam as 13h35 para dez voltas.
 
O que é a Top Race
A Top Race V6 é uma das principais categorias do automobilismo sul-americano, ao lado da Stock Car, TC2000 e Turismo Carretera e tem suas 14 provas transmitidas pela TV América. Ela ficou mais em evidência depois que o atual campeão José Maria ‘Pechito’ Lopez chegou a ser anunciado como piloto de Fórmula 1.
 
Os carros são os modelos Ford Mondeo, Chevrolet Vectra, VW Passat, Mercedes-Benz e Peugeot 407, com chassis tubulares como na Stock Car e motores sorteados Berta 3.0 litros V6, com 350 cavalos de potência. O câmbio Saenz tem cinco marchas à frente mais a ré. As rodas de alumínio são de 18 polegadas, com pneus Pzero, da Pirelli. Os amortecedores são os Penske com dois tipos de regulagem externa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *