Copa América Top Race: Fábio Fogaça enfrenta problemas inusitados

Piloto sorocabano vai largar da 33ª posição na última etapa do campeonato.

Único brasileiro a competir na Copa América Top Race, o sorocabano Fábio Fogaça (Feeder/Case/Beta/F-Truck/Kraucher/Konrad Caminhões) passou por problemas inusitados no treino classificatório da última etapa de um dos torneios mais difíceis do automobilismo Sul-americano. Neste domingo (16/5) ele vai largar da 33ª posição no autódromo Eduardo Copello “El Zonda”, considerado um dos mais seletivos do mundo.

“No meu grupo de classificação choveu, enquanto que nos outros dois a pista secou. Além disso, tive que pilotar segurando a porta que ficava abrindo e fui obrigado a entrar para o box”, contou o campeão brasileiro da Stock Jr., que por causa disto ficou 11s140 atrás do pole position Diego Aventin.

Em virtude das fortes chuvas que caíram em San Juan, na Argentina, foi realizado apenas um treino livre para todos os inscritos na Top Race. Estranhamente foi a condição ideal para que Fábio Fogaça se equiparasse com os outros 38 pilotos, já que ele era o único que não conhecia os 3.230 metros do circuito encravado no sopé da Cordilheira dos Andes e próximo à fronteira com o Chile.

“Não é a melhor maneira de conhecer uma pista tão complicada, mas a chuva acaba separando os pilotos e eu consegui me adaptar rapidamente”, avaliou o jovem de apenas 18 anos de idade, que ficou com o 13º tempo.

No treino classificatório, no entanto, as condições se alternaram. Participando do primeiro grupo que foi para a classificação, Fabinho pegou piso bastante molhado. O segundo grupo já foi cronometrado com asfalto úmido, enquanto que o último grupo já saiu com pneus slicks. Por isso é que a diferença de tempo foi tão grande entre os concorrentes.

“Foi uma situação muito chata. Além de formarem o grid com condições de pista diferentes, ainda tive que brigar com a porta que ficava abrindo e parei nos boxes antes de terminar o tempo. Amanhã (domingo) será outro dia muito difícil largando lá atrás”, encerrou Fogacinha.

A prova final de 31 voltas terá largada as 13h00, com transmissão pela TV América (www.america2.multimediosamerica.com.ar). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *