Copa Clio: Estatísticas são favoráveis ao pole position em Vitória

Em somente duas das cinco corridas realizadas nas ruas da capital capixaba o primeiro colocado no grid não chegou ao degrau mais alto do pódio.

Os 25 pilotos que disputarão a sexta etapa da temporada de 2007 da Copa Clio, marcada para o próximo domingo (9/9) nas ruas da Enseada do Suá, em Vitória (ES), partem para a prova certos de que largar na pole position é o primeiro passo para chegar ao degrau mais alto do pódio no circuito capixaba. As estatísticas da corrida, que começou a ser disputada em 2002, são favoráveis a quem larga na frente, já que três das cinco provas realizadas nas ruas da cidade – o equivalente a 60% –, foram vencidas pelo primeiro colocado no grid.

A dificuldade em relação às ultrapassagens, característica mais marcante dos circuitos de rua, é um dos fatores para que o pole position leve vantagem, mas não é o único e nem mesmo o mais importante na opinião do piloto paranaense Fernando Schlickmann (Apsen Farmacêutica), mais jovem entre os competidores da categoria. Para o representante da equipe M2 Competições, o pole costuma se dar bem nessa corrida por ter conseguido um acerto de carro mais eficiente para a pista – que tem peculiaridades em relação aos demais circuitos do calendário.

“Naturalmente esse traçado dificulta as ultrapassagens, mas essa não é uma manobra impossível aqui em Vitória”, analisa Schlickmann. “Quem larga na pole position costuma levar vantagem por ter conseguido encontrar um acerto de carro eficiente para o circuito. As ondulações do asfalto, o raio das curvas e até mesmo a aderência do piso são diferentes em relação aos traçados permanentes, e como temos poucos treinos antes da corrida, o time que trabalhar mais rápido tem melhores chances de chegar à vitória”, completou o piloto.

Para não prejudicar o trânsito em uma região importante da cidade, o circuito de rua da Enseada do Suá é sempre liberado para os carros da Copa Clio apenas no sábado, o que condensa as atividades de ambientação com a pista e de desenvolvimento do setup para a classificação no mesmo dia. Desde 2002, os únicos pilotos que conseguiram quebrar o domínio dos pole positions foram Elias Jr. – que superou Fabio Carreira em 2003 –, e Luiz Frediani – que venceu a disputa com José Córdova em 2005.

“Olhar para estes números também cria uma expectativa interessante, já que o pole tem vencido ano sim, ano não. Se isso continuar acontecendo, esta será a temporada de quem largar atrás. É um fato curioso e vamos ver se ele se repete. Sinceramente, não tenho um palpite e só mesmo depois que os treinos começarem é que saberemos quem terá chances de vencer. Como já conheço o circuito, espero estar no pódio e conquistar pontos importantes para o campeonato”, encerrou o paranaense.

A liderança da temporada de 2007 da Copa Clio é de José Córdova, que tem 92 pontos. Em segundo lugar está Eduardo Garcia, que soma 70. Wagner Cardoso é o terceiro, com 55.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *