Copa Clio: Paioli Racing estréia nova dupla de pilotos em São Paulo

Ewaldo Telles e Paulo Breim substituem Peter Gottschalk (pai) e Peter Gottschalk (filho) na etapa paulista.

Equipe com maior número de carros no grid da Copa Renault Clio, a Paioli Racing terá uma nova dupla de pilotos na quarta etapa da temporada. Peter Gottschalk (pai) e Peter Gottschalk (filho) não participarão da prova deste fim de semana devido a compromissos particulares, e cederão vaga para Ewaldo Telles e Paulo César Breim em dois dos seis carros preparados pelo time paulista.


Os “novatos” que assumirão as duas vagas durante este fim de semana têm longa carreira no automobilismo, e juntos acumulam experiência em categorias que vão desde o kart ao extinto Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos – com direito a uma rápida passagem por provas off-road.


Telles, por exemplo, começou a competir em 1985, embora estivesse distante das pistas desde 2005. Breim acumula certa experiência em carros de Turismo – disputou o Campeonato Paulista de DTM Pick-up -, mas nos últimos anos tem se mantido na ativa na modalidade que já lhe permitiu, inclusive, representar o Brasil em um campeonato mundial: o kart.


Promotor e organizador das provas da Biland Kart no paÁ­s, ele é o atual lÁ­der do Campeonato Paulista da categoria pela classe Sênior. Neste domingo, fará sua primeira corrida na Copa Renault Clio.


Vitória na Mil Milhas – A categoria, no entanto, não chega a ser uma completa novidade para Ewaldo Telles, que esteve presente na lista de inscritos da última etapa do campeonato de 2002 – ano de estréia da Copa Clio no Brasil. A prova em questão foi realizada justamente em Interlagos, pista bastante conhecida pela nova dupla da Paioli Racing.
 
“Essa pista é a casa de todos os pilotos, e é muito bom poder estrear em São Paulo, onde já venci as Mil Milhas Brasileiras e os 500 QuilÁ´metros de Interlagos”, declarou Telles, que recebeu o convite para correr em um dos carros da famÁ­lia Gottschalk do brasiliense Edu Garcia, piloto da Paioli Racing e seu amigo pessoal.


Paulo Breim disse estar ansioso para acelerar o novo Renault Clio de competição, que neste ano passou a ser equipado com motor de dois litros em substituição ao 1.6 usado até 2007. Embora esteja distante das competições de Turismo há mais de dois anos, ele aposta na experiência acumulada no kart para se adaptar rapidamente Á  categoria.


“No kart temos grande exigência fÁ­sica e de reflexos. Embora as reações de um carro de Turismo com tração dianteira sejam diferentes, me considero bem preparado para essa prova. Por ter motor de quatro tempos, o kart da Biland é o que melhor prepara o piloto para competições de Turismo”, avalia Breim.