Copa Clio: Sempre difÁ­cil, Interlagos promove o equilÁ­brio

Bem conhecido por praticamente todos, traçado paulistano já sediou muitas provas e apresenta estatÁ­sticas bastante niveladas.

Principal praça automobilÁ­stica brasileira desde sua fundação, em 1940, o Autódromo Internacional José Carlos Pace, no bairro paulistano de Interlagos, é o traçado cujos detalhes são melhor conhecidos pelos praticantes do esporte a motor nacional. Esse seria também o principal motivo por não haver, em quase todas as categorias de nÁ­vel nacional, um domÁ­nio muito destoante de um determinado piloto em relação aos rivais, já que as caracterÁ­sticas e segredos da pista são de domÁ­nio praticamente geral entre os participantes.


A Copa Renault Clio disputa no próximo final de semana sua segunda etapa de 2008. Nesta categoria, por exemplo, Interlagos recebeu onze corridas nos sete anos de história do torneio, e os números mostram a distribuição dos louros entre os competidores.


O paulista André Bragantini Júnior foi quem teve mais sucesso até agora na Copa Clio em Interlagos, somando três vitórias. O segundo lugar é dividido entre o gaúcho Alexandre Conil e o paulista Luis Frediani, com dois primeiros lugares cada. Apenas um competidor ainda em atividade na Copa Clio já venceu no traçado paulistano: o bicampeão José Cordova, piloto do Paraná com uma conquista. As outras vitórias pertencem aos paulistas René Bauer, Vicente Siciliano e Willians Farias.


Três provas em 2008 – No quesito pole position, Cordova aparece novamente com destaque, com três primeiros lugares no grid. Mas outros pilotos da atual temporada já ocuparam o posto de honra do grid: os paulistas José Vitte e Wagner Cardoso, com um primeiro lugar cada. As demais poles foram registradas pelos paulistas André Bragantini (duas oportunidades), Luiz Carreira Junior e Willians Farias. O gaúcho Alexandre Conil e o carioca Elias Nascimento Júnior fecham a lista de pilotos que já largaram na pole position em Interlagos.


Mas os números de Interlagos vão crescer bastante este ano, já que a pista receberá três provas da Copa Clio, o que oferece aos participantes a oportunidade de melhorar suas estatÁ­sticas. Até hoje, ao lado do Autódromo Internacional de Curitiba, no Paraná, Interlagos é a pista que mais recebeu corridas na história da Copa Renault Clio. Foram 12 na pista paranaense e 11 na paulistana. Neste aspecto, a segunda etapa de 2008, marcada para o próximo fim de semana, 11 de maio, promoverá um empate temporário.


 


Ranking da Copa Clio em Interlagos


 


VITÁ“RIAS


André Bragantini Júnior (SP) – 3


Alexandre Conil (RS) e Luis Frediani (SP) – 2


Vicente Siciliano (SP) – 1


René Bauer (SP) – 1


Willians Farias (SP) – 1


José Cordova (PR) – 1


 


POLE POSITIONS


José Cordova (PR) – 3


André Bragantini (SP) – 2


Luiz Carreira Junior (SP) – 1


Elias Nascimento Junior (RJ) – 1


Alexandre Conil (RS) – 1


José Vitte (SP) – 1


Wagner Cardoso (SP) – 1


Willians Farias (SP) – 1