Copa Fiat: volta perfeita leva Cacá Á  pole em BrasÁ­lia

LÁ­der dá mais um show e vê superioridade reconhecida até pelos adversários

Com uma volta perfeita, garantida pela melhor parcial de todos os três setores do traçado, Cacá Bueno (GT/Itaú) conquistou neste sábado a pole da 9ª etapa da Copa Fiat. Atual bicampeão e lÁ­der da série de turismo do Racing Festival, o piloto carioca exibiu o brilho habitual com uma exibição reverenciada até pelos adversários. “Você cortou caminho. Que volta é essa?”, provocou o irmão e companheiro de equipe Popó Bueno. “Eu não tinha mais o que tirar do carro. Nossos dois primeiros trechos eram parecidos, mas no terceiro ele fez a diferença”, elogiou André Bragantini (Pater Racing), segundo colocado no campeonato e que comandava a sessão classificatória até ser superado pelo novo recordista do circuito da Capital Federal.

Em mais um dia tórrido no Distrito Federal, o qualifying foi dividido em grupos de quatro carros e o primeiro a assumir o topo da folha de tempos foi Thiago Camilo, regressando Á  categoria pela Pater Racing após quase dois anos de ausência. Camilo só seria desalojado pelo mineiro Clemente Faria (W2 Racing), em fase de crescimento e autor de um excelente tempo que o deixava em condições de pleitear a pole. Foi então que as emoções começaram para valer. No último grupo, Christian Fittipaldi (Fittipaldi Racing) e Giuliano Losacco (Pater Racing) não mostraram força para sonhar com algo além das primeiras filas e deixaram Bragantini e Cacá numa espécie de mano-a-mano. Primeiro a tentar a volta voadora, Bragantini bateu a marca de Faria, mas viu a pole passar Á s mãos de Cacá logo em seguida.

Após as comemorações de praxe, Cacá fez questão de elogiar o trabalho da GT/Itaú. “O carro estava bom demais. Consegui frear cinco metros mais dentro a cada curva”, afirmou, satisfeito também com o próprio desempenho. “Foi uma volta que você raramente faz”, admitiu, contente por se tornar o primeiro piloto da Copa Clio a percorrer os 5.476 metros da pista abaixo de 2min10s.

Cacá comandará o grid sabendo que a vantagem conquistada no qualifying precisará ser confirmada num domingo provavelmente com as mesmas condições climáticas adversas por causa do forte calor. “O consumo dos pneus está crÁ­tico, tanto que a maioria fez apenas uma das duas voltas permitidas no qualifying. Nos dois anos anteriores, quando ganhei uma corrida em cada etapa, nosso carro sempre poupou mais os pneus nas corridas. Não é o que está acontecendo desta vez. Vamos ter de fazer algumas modificações no acerto, principalmente na segunda corrida, que será realizada no horário mais quente do dia”, antecipou.

Bragantini completará a primeira fila e mostrou resignação com o resultado. “Nosso carro evoluiu bastante em relação aos treinos livres, quando não gostei do rendimento”, observou, lembrando que a classificatória foi apenas o primeiro assalto de um combate que promete ser duro. “Vou para cima amanhã”, avisou. Terceiro no campeonato, Christian foi o grande prejudicado do sábado. Como já ultrapassou o número de trocas de motor permitida pelo regulamento, perdeu 10 posições e sairá na 17ª e última posição.

A largada da primeira bateria está marcada para as 10h10, enquanto a segunda começará Á s 13h20 – ambas com duração de 25 minutos e mais uma volta. SporTV e Rede TV exibirão um compacto da primeira e a segunda na Á­ntegra. O site www.brmtv.com.br estará ao vivo desde a parte da manhã.

Os tempos do treino classificatório:

1 – Cacá Bueno, 2:09.759
2 – André Bragantini, 2:10.032
3 – Clemente Faria, 2:10.745
4 – Thiago Camilo, 2:11.238
5 – Popó Bueno, 2:11.332
6 – Giuliano Losacco, 2:11.380
7 – Leonardo Nienkotter, 2:11.508
8 – Wellington Justino, 2:12.196
9 – Luir Miranda, 2:12.271
10- Cesinha Bonilha, 2:12.694
11 – Renato Constantino, 2:14.151
12 – Ulisses Silva, 2:14.205
13 – Rogério Motta, 2:14.399
14 – Fernando Nienkotter, 2:14.672
15 – Mauri Zacarelli, 2:15.050
16 – Carlos Eduardo, 2:20.244
17 – Christian Fittipaldi, 2:11.380*
* – Punido em dez posições por trocar o motor pela terceira vez na temporada