Copa Montana: Piloto diz gostar do traçado, mas destaca que será difícil ultrapassar

Paulista teve problemas de rendimento nas retas, mas espera um melhor resultado nos treinos de sexta-feira.

Além de ser a segunda etapa da nova Copa Chevrolet Montana, a corrida deste fim de semana marca uma estreia na categoria: a do Autódromo do Velopark, localizado no município de Nova Santa Rita, a 30 quilômetros de Porto Alegre (RS). Visando a maior adaptação dos pilotos à nova pista, a organização da prova incluiu um treino extra de 45 minutos na programação oficial, realizado na tarde desta quinta-feira (29), o que agradou o piloto Cássio Homem de Mello (Pos Coco/Max Television/Advise Propaganda/Ogio/Electric/Corsa).
“O treino foi fundamental, porque é uma pista nova. Essa sessão extra, de ‘reconhecimento’, é uma regra da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) que eu acho muito boa, porque além de ninguém conhecer o circuito, o traçado estava muito sujo e pouco emborrachado. Por isso foi muito útil”, disse o piloto do carro número 43. “Além disso, todo treino é muito válido. Este ano os pneus são diferentes do ano passado, então, toda vez que estamos na pista, algo pode ser aproveitado”, continuou.
Cássio fez parte do primeiro grupo de carros a entrar na pista e marcou o tempo de 57s117, o 15º no geral. Porém, o paulistano acredita que os tempos do primeiro treino não traduzem exatamente o desempenho dos pilotos na pista, visto que, quando o segundo grupo saiu para a pista, o traçado já estava mais limpo e emborrachado. “Já esperávamos que o segundo grupo fosse mais rápido, mesmo porque quem anda no primeiro treino vai descobrindo como andar, qual o melhor jeito de entrar em cada curva, e passa isso para o seu companheiro de equipe na outra parte do treino, não só o jeito de guiar, mas como acertar o carro”, explicou.
Após os treinos, Homem de Mello e a equipe constataram problemas no desempenho do carro nas retas. “Detectamos que o rendimento estava consideravelmente abaixo da média nas retas, mas isso já deve estar resolvido amanhã, e isso vai ser muito importante para nós. Ainda precisamos mexer em algumas coisas, porque esse foi só o primeiro treino, e a pista estava bem suja”, avaliou.
O piloto da equipe Vogel Motorsport também comentou as características do novo circuito de 2.162 metros, que tem duas longas retas e oito curvas. “A pista tem muitas curvas fechadas, curvas de baixa velocidade, parecida com um kartódromo, e tem duas retas longas. Os pontos de ultrapassagem não são muitos, por isso, uma boa posição de largada é fundamental. É uma pista muito legal, mas um pouco travada demais. Porém a infraestrutura do autódromo é excelente”, concluiu.
Nesta sexta-feira (30), os pilotos participam de duas sessões de treinos livres, uma no período da manhã e outra à tarde. No sábado, acontece mais uma sessão de treinos livres e o treino classificatório. A corrida está marcada para as 13h de domingo (02), com transmissão ao vivo pela Rede TV!, bem como pelo Speed Channel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *