Copa Vicar: Mudança de planos para Renato Rattes na Copa Vicar

O piloto paulista aceitou convite da equipe Action Power e fará temporada pela equipe comandada por Paulo de Tarso.

Renato Rattes recebeu na tarde de ontem o convite da equipe curitibana, Action Power e, confirmou nesta terça-feira, o contrato para a temporada da Stock Car, Copa Vicar 2009. O piloto fará parte do time que conta como companheiros na Copa Nextel Stock Car, os irmãos Marcos e Pedro Gomes e tem como chefe de equipe o experiente Paulo de Tarso.

Renato faria a temporada pela equipe DCM Motorsport, mas com o convite do Paulo de Tarso resolveu partir para uma equipe com mais bagagem e melhores profissionais. Assim com as alterações ocorridas às vésperas dos treinos coletivos desta terça-feira (24), Rattes só entrou na pista nesta quarta, onde conferiu o carro Peugeot que usará nas nove etapas do calendário da categoria. “Estou contente com essa parceria, o Paulo de Tarso é um excelente preparador, muito competente e é uma das melhores equipes da Copa Vicar. Além de estar oferecendo uma ótima estrutura”, disse o piloto.

Na quarta-feira (25), a programação seguiu a mesma sequência da terça-feira, com um treino da Stock Jr, duas baterias da Copa Nextel, pela manhã e então uma hora para os competidores da Vicar, que ocorreu às 10h25. E, a última oportunidade para pilotos e equipes testarem os equipamentos teve início às 14h10, quando os pilotos tiveram a última chance de usar a pista.

A partir de sexta-feira, seguindo programação serão realizados os primeiros treinos livres oficiais com início às 9h30. No sábado, os pilotos voltam à pista, para definição do grid de largada, durante o treino classificatório, para a corrida de domingo. Ao todo o calendário será composto por 12 etapas da Copa Nextel, e da Stock Jr, nova da Copa Vicar, e oito da Pick-up Racing.

EQUIPE ACTION POWER

Com o intuito de não medir esforços para vencer, o piloto e empresário Paulo de Tarso criou a equipe. Em sua fundação, em 1980, o paranaense acumulava as funções de piloto e preparador. De início, equipe com sede em Curitiba, conseguiu terminar o campeonato entre os três primeiros.

De 1990 a 1993, então, a marca foi ainda mais importante: quatro anos seguidos entre os três melhores da tabela. O domínio também prosseguiu nos campeonatos seguintes e, após o vice de 1995, a Action Power conseguiu um feito inédito: o tricampeonato na Stock Car, consagrando o piloto da equipe, Ingo Hoffmann, em 1996, 1997 e 1998.

O feito continuou nos três anos consecutivos em que ficou em primeiro lugar, o time também fez o vice-campeão da temporada. Foram alcançados nada menos que 80% dos pódios possíveis.

Outro importante título acumulado pela Action no Campeonato Brasileiro de Stock Car foi em 2001. Quando o caçula da família Marques, Thiago, fez sua estreia nas competições, vencendo seu primeiro campeonato, na Stock Car Light. No ano seguinte, com apenas 21 anos, migrou para a V8, na qual competirá este ano pela JF Racing ao lado de Giuliano Losacco.

Outras vitórias marcantes foram com o piloto Cacá Bueno até o final de 2005. Foi neste ano também que a Action Power se tornou a campeã por equipes da Stock Car acumulando 220 pontos com seus dois pilotos (Cacá Bueno e Thiago Marques). Em 2008, com Thiago Marques e Luciano Burti, a equipe seguiu sua missão de andar na frente, além de contribuir para o desenvolvimento tecnológico da categoria com várias inovações. Em 2009, a equipe tentará manter a tendência dos longos anos de conquistas com Marcos e Pedro Gomes, na Copa Nextel Stock Car e com Renato Rattes, que dá acesso à principal categoria de turismo brasileira, a Copa Vicar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *