Stock: Novo Stock Car já é mais rápido que o de 2008

Ricardo Maurício domina treinos desta quarta-feira em Interlagos.

O novo carro da Stock Car precisou de apenas três dias de treinos coletivos para derrubar as marcas estabelecidas pelo antigo modelo no ano passado no Autódromo de Interlagos. Nesta quarta-feira, Ricardo Maurício (RC) estabeleceu a volta mais rápida dos ensaios com o tempo de 1min39s245, baixando em quase nove décimos a pole que Thiago Camilo (Vogel) registrou em agosto (1min40s125). O recorde absoluto, no entanto, permanece em poder de Felipe Maluhy, que girou em 1m38s213 numa das etapas realizadas no traçado paulistano em 2006.

Atual campeão, Maurício saiu para uma volta voadora com pneus novos quando restavam 15 minutos para o final da terceira e derradeira sessão de ensaios. Ele entrou na pista à frente do companheiro, Max Wilson, que fechou com o segundo tempo. “Eles estão rápidos. Parece que a equipe dele já encontrou um caminho certo, e essa é a luta de todos nestes primeiros dias. As diferenças estão muito acima da média da Stock Car. Em Interlagos, é normal até trinta carros andarem no mesmo segundo, o que ainda não está ocorrendo”, lembrou Xandinho Negrão (Medley), 27º no agregado da jornada.

Depois de passar quatro temporadas no automobilismo europeu, onde correu na Fórmula GP2 e no Mundial de GT da FIA, Xandinho viver um momento de readaptação em sua volta ao Brasil, de onde saiu no final de 2004 com o titulo sul-americano de Fórmula 3. Depois dos ensaios truncados da véspera (o carro parou diversas vezes com problemas mecânicos), os treinos de hoje fluíram sem dificuldades. “Hoje tudo funcionou direitinho. Ainda temos tempo para acertar melhor os carros da equipe e descontar essa vantagem daqueles que estão à nossa frente”, comentou.

O paranaense William Starostik concordou com a avaliação de Xandinho a respeito da superioridade exibida por Camilo. “Aparentemente, RC e Vogel, que andou muito bem com o Camilo, já acharam um acerto. De qualquer forma, preferimos trabalhar mais para as condições de corrida. Agora é que vamos poder abusar um pouquinho na configuração de classificação para deixar o carro mais veloz”. Starostik não acredita que o recorde de Maluhy seja superado neste fim de semana. “Pode ser que o pole se aproxime, mas minha aposta é que aquela marca do Maluhy só caia na prova da metade do ano”. O descompasso de rendimento, quebrando a antiga tradição da categoria em São Paulo, poderá ser mantido ao longo do fim de semana, segundo ele. “As equipes ainda se encontram em estágios diferentes de desenvolvimento dos carros”, justificou. Starostik fechou o dia em 29º.

Nesta quinta-feira, as atividades de pista darão lugar ao lançamento oficial da temporada. Na sexta-feira, os treinos serão retomados já dentro da programação da primeira etapa. Serão duas sessões de meia hora para cada grupo de 16 carros, a partir das 11h20.

Os tempos desta quarta-feira em Interlagos:

1º Ricardo Mauricio (CA) 1min39s245
2º Max Wilson (CA) 1min39s390
3º Thiago Camilo (CA) 1min39s580
4º Ricardo Zonta (P3) 1min39s657
5º Allam Khodair (P3) 1min39s967
6º Duda Pamplona (CA) 1min40s267
7º Antonio Jorge Neto (P3) 1min40s313
8º David Muffato (P3) 1min40s381
9º Popó Bueno (CA) 1min40s385
10º Luciano Burti (CA) 1min40s408
11º Paulo Salustiano (CA) 1min40s492
12º Enrique Bernoldi (P3) 1min40s504
13º Chico Serra (P3) 1min40s521
14º Valdeno Brito (P3) 1min40s544
15º Daniel Landi (P3) 1min40s604
16º Atila Abreu (CA) 1min40s620
17º Giuliano Losacco (P3) 1min40s622
18º Marcos Gomes (CA) 1min40s645
19º Lico Kaesemodel (CA) 1min40s653
20º Alceu Feldmann (CA) 1min40s734
21º Ricardo Sperafico (P3) 1min40s738
22º Pedro Gomes (CA) 1min40s807
23º Claudio Capparelli (P3) 1min40s866
24º Thiago Marques (P3) 1min40s875
25º Nonô Figueiredo (CA) 1min41s242
26º Norberto Gresse (CA) 1min41s325
27º Daniel Serra (P3) 1min41s400
28º Xandinho Negrão (CA) 1min41s452
29º William Starostik (CA) 1min41s671
30º Felipe Maluhy (P3) 1min42s661
31º Antonio Pizzonia (P3) 1min43s320
32º Cacá Bueno (P3) 1min59s583

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *