Endurance: Tarumã receberá supermáquinas durante a 5a etapa do Brasileiro

Prova no próximo dia 10 de outubro espera grid superior à 40 carros em Tarumã.

ma combinação perfeita acontecerá no próximo dia 10 de outubro: o mais veloz autódromo do Brasil receberá os mais velozes carros do Brasil. É a 5a etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance que traz ao Rio Grande do Sul as supermáquinas da velocidade.

Carros como Ford GT40, Maserati Trofeo, Ferrari F430 e F360, Volvo e Porsche enfrentarão de igual para igual os protótipos fabricados no Brasil, onde se destacam os velozes Scorpius, MCR, Spyder e o novíssimo MRX, este último fabricado no rio Grande do Sul e atual recordista em Tarumã, recorde quebrado durante a realização da 2a etapa da temporada 2009, quando o MRX Audi Turbo de Juliano Moro e Christian Castro marcou o tempo de 59.986s, se tornando o primeiro carro nacional a baixar de 1 minuto o tempo de volta em Tarumã.

A temporada 2009 já apresenta postulantes ao título em suas quatro classes. Na classe I, dedicada a Protótipos Turbinados e carros GT a liderança do campeonato é de Francisco Longo (Ferrari F430) que lidera o campeonato com 55 pontos. A vice-liderança é de Renato Cattalini (Ferrari F430) que marca 45 pontos. Na classe II, dedicada a carros de Turismo com motorização superior à 2 litros a liderança é de Fernando Rebelatto (Chevrolet Vectra) com 55 pontos. No segundo posto aparece o trio da BMW GTR Henry Visconde/ Fábio Sotto Mayor/ Ricardo Landi com 20 pontos. Na classe III dedicada aos protótipos com motorização aspirada de até 2 litros a liderança é da dupla gaúcha Pierre Ventura/ João Cardoso Jr. (MXR Honda) que marca 60 pontos na tabela, 18 de vantagem sobre Jair Bana/ Carlos Bana (Predador VW). Finalmente, na classe IV, dedicada a carros de turismo com motorização de até 2 litros, a vantagem é de Algacir Sermann/ José Cazuni (VW Gol) que marca 64 pontos contra 35 pontos da dupla José Cordova/ Marcos Ramos (Peugeot 207).

Além da disputa da 5a etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance estará sendo disputado em paralelo a 4a etapa do Campeonato Gaucho de Endurance. Os lideres do Gaucho de Endurance em suas respectivas classes são Geciel de Andrade (Classe I – MCR Tubarão Turbo), Vitor Mezomo/ Fernando Poeta (Classe II – Maserati Trofeo), Roger Sandoval/ Fabiano Peres (Classe III 8v – MCR Audi), Pierre Ventura/ João Cardoso Jr. (Classe III 16v – MXR Honda), Airton Diehl/ Pedro Ávila (Classe IV – Chevrolet Corsa) e novamente Pierre Ventura/ João Cardoso Jr. (Classe Geral).

Toda a festa da Endurance no Rio Grande do Sul se inicia já no dia 9 de outubro, sexta-feira, com a realização de treinos livres. A prova 3 Horas de Tarumã acontece no sábado, 10 de outubro com largada prevista para as 13 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *