Estadual de Turismo Carioca: Scalabrin assume a liderança do campeonato

João Scalabrin é o novo líder do Estadual de Turismo. O piloto ultrapassou Marcelo Costa na classificação após a realização das 15ª e 16ª etapas da competição, neste domingo, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Faltando poucas provas para o fim do campeonato, as disputas vão se tornando cada vez mais acirradas e cada ponto começa a fazer a diferença. O cronograma incluiu ainda competições de Arrancada em cinco categorias (veja classificação abaixo).

A primeira prova do dia, correspondente a 15ª etapa do Regional, teve início turbulento. Uma batida envolvendo o pole Marcelo Costa e o então segundo colocado Renê Junqueira, ainda na primeira volta, obrigou o líder do campeonato a abandonar. Quem se deu bem foi Elias Jr., que saltou rumo à primeira posição, deixando Junqueira para trás, e assim permaneceu até o término das 20 voltas. “Atribuo a minha vitória à constância do carro, que manteve o mesmo ritmo do início ao fim. Minha equipe está de parabéns”, festejou Elias, que também assinalou a volta mais rápida. Vice-líder da competição, João Scalabrin também teve saída forçada, na 16ª volta, quando ocupava a 4ª posição. “Vinha fazendo uma boa prova, mas o carro teve um problema na embreagem. Tive que sair para que pudessem ser feitos os reparos”, lamentou. Celso Vianna terminou em terceiro, seguido por Paulo Coelho e Jorge Claudio Schuback.

A alternância de posições marcou a segunda prova. No decorrer das 20 voltas do circuito quatro pilotos ocuparam a liderança. Mauricio Teixeira largou na pole, mas não sustentou a posição por muito tempo, ultrapassado por Jorge Claudio Schuback, que acabaria abandonando. Foi a vez de Elias Jr. assumir a ponta. O piloto só não contava que seu carro, tão elogiado pelo bom desempenho na etapa anterior, fosse dar problema a duas voltas do fim. Elias Jr. também não concluiu acorrida vencida por Mário Ferreira. João Scalabrin, que não havia terminado a etapa anterior, correu bem e subiu ao quinto lugar do pódio. Com o resultado, o piloto do carro número 30 assumiu a liderança do campeonato. “Arrisquei nas ultrapassagens e, como o Marcelo Costa abandonou esta segunda prova também, pontuei o que precisava para ficar em primeiro na competição”, explicou.

Lei Seca no Autódromo

Juntamente com Turismo e Arrancada, o autódromo de Jacarepaguá recebeu a visita de uma equipe de Operação Lei Seca, fiscalização que visa a coibir o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas. “O objetivo da Lei Seca é mostrar que não somos contra a bebida, mas sim contra a postura de beber e dirigir. Nós somos a favor da vida”, diz o agente Valmei Costa. O coordenador de Educação e Conscientização da Operação, Vitor Paradizzo, ressalta que as equipes estão sempre à disposição quando há solicitações por parte de grupos e eventos. “Nós atuamos em todas as áreas que somos solicitados. Nossa participação mais recente foi nos quatro dias da Expo São João de Meriti, promovendo a conscientização de mais de 300 mil pessoas”.

Para elucidar a importância da Operação Lei Seca em eventos automobilísticos, o presidente da Rio Motor Racing, Edson Novaes, recorreu ao regulamento desportivo da Confederação Brasileira de Automobilismo. “Ingerir bebidas alcoólicas durante o evento, nas áreas técnicas e desportivas, resulta em multa de 20 UPs, sendo que cada UP representa 200 reais. Ou seja, se um piloto ou mecânico for pego ingerindo bebida alcoólica nos boxes ou nas imediações da pista, a equipe é multada em R$ 4 mil, que deverão ser pagos a CBA”. Edson, freisou que o “esporte é uma grande festa. A presença da Lei Seca aqui é um motivo para se comemorar. Que o exemplo saia deste autódromo e se espalhe por toda o país”, completou. Ninguém foi pego na operação.

Veja os cinco primeiros de cada prova:

15ª etapa do Estadual de Turismo

1º – Elias Jr. – 33:56:950

2º – Renê Junqueira – a 2.206

3º – Celso Vianna – a 6.518

4º – Paulo Coelho – a 9.354

5º – Jorge Claudio Shuback – a 10.869

16ª etapa do Estadual de Turismo

1º – Mario Ferreira – 33:01:327

2º – Mauricio Teixeira – a 1.129

3º – Rodrigo de Paoli – a 3.960

4º – Chiquinho – a 4.824

5º – João Scalabrin – a 6.459

Acompanhe os vencedores da arrancada:

Categoria Desafio – Sidwey de Jesus Machado – Gol

Categoria Dianteira Original – Luiz Antônio Teixeira Bizarro – Gol

Categoria Traseira Original – Rui Carlos de Araújo – Maverick

Categoria Dianteira Turbo C – Edler Mello Magalhães Pinto – Saveiro

Categoria Dianteira Turbo B – Renato Gonçalves de Almeida – Gol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *