F3 Sudamericana: Fabiano Machado vence novamente na Argentina

A 20ª etapa da Fórmula 3 Sudamericana, disputada na manhã deste domingo em Parana, na província de Entre Rios, na Argentina, teve mais uma vitória do paulista Fabiano Machado – líder isolado do campeonato, agora com 13 vitórias na temporada. Mas diferente da corrida de sábado, que liderou de ponta a ponta, neste domingo Fabiano Machado protagonizou uma intensa disputa pela vitória com o piloto argentino Agustín Canapino – que disputou a etapa deste final de semana com um carro da equipe Hitech Racing.

A prova deste domingo começou com Canapino assumindo a liderança ainda na primeira volta, com uma manobra de ultrapassagem ousada, por fora, na entrada do miolo do circuito. Junto de Fabiano Machado e Bruno Etman, segundo e terceiro colocados, o trio se distanciou de Leonardo Souza e Ronaldo Freitas que disputavam a quarta posição mais atrás.

Fabiano Machado tentou o primeiro ataque para retomar a liderança na volta seis, mas acabou perdendo o ponto de freada em uma das chicanes do miolo do traçado. A manobra permitiu que Bruno Etman, com um carro da classe B assumisse o segundo posto. Mas apenas até a 14ª passagem, quando Fabiano recuperou sua posição e voltou a atacar o líder.

A corrida se decidiu três voltas depois. Na tentativa de ultrapassagem, os carros de Fabiano Machado e Agustín Canapino se tocaram. O argentino teve o pneu traseiro esquerdo do seu Dallara F-309 furado e teve de entrar nos boxes para fazer a troca. Em um primeiro momento, o maior beneficiado pela disputa foi novamente Bruno Etman, que assumiu a liderança. Mas com a permanência de Fabiano Machado na pista, era uma questão de tempo para que o brasileiro assumisse definitivamente a liderança – dada a diferença de desempenho entre os modelos da classe principal, o Dallara F-309, e da classe Light, o Dallara F-301 pilotado por Etman.

Mais rápido, Machado passou para primeiro a oito voltas do fim e seguiu,então, tranqüilo para sua 13ª vitória no ano. Entre os carros da categoria principal, Leonardo de Souza ficou em segundo e Ronaldo Freitas foi o terceiro. Na disputa pela categoria Light, Bruno Etman venceu e o brasileiro Ricardo Landucci ficou em segundo.

“A corrida de hoje foi bem mais difícil. A disputa com os pilotos argentinos foi dura, mas ao mesmo tempo prazerosa. Foi uma corrida divertida e estou feliz por ter vencido”, comentou Fabiano Machado, que agora soma 418 pontos no campeonato após 20 corridas disputadas.

Agustín Canapino, que liderou parte da corrida, apenas lamentou o pneu furado que tirou suas chances de brigar pela vitória.

“Estou satisfeito pela oportunidade de disputar um final de semana da F-3 Sudamericana e ser competitivo. Os carros são fantásticos e exigem muito do piloto. A disputa com o Fabiano foi bárbara e acho que podia ter vencido se não fosse o problema com o pneu”, comentou o piloto argentino.

Na categoria B, Bruno Etman garantiu uma vitória para os pilotos da casa no final de semana.

“Estou realmente feliz pelo resultado, especialmente por ter lutado pela liderança e contra o líder do campeonato durante toda a prova. Foi uma grande experiência e espero que eu possa ter apoio para disputar, junto com outros pilotos argentinos, a próxima temporada da F-3”, completou.

Confira como terminou a corrida deste domingo da F-3 Sudamericana em Parana, na Argentina:

Corrida
1) Fabiano Machado (A/BRA/Cesario Fórmula 3)
2) Bruno Etman (B/ARG/Cesario Fórmula Jr. Light)
3) Leonardo de Souza (A/BRA/Kemba Racing)
4) Ronaldo Freitas (A/BRA/Cesario Fórmula Jr.)
5) Ricardo Landucci (B/BRA/Cesario Fórmula Jr. Light)
6) Jean Catalano (A/ARG/Hitech Racing)
7) Agustin Canapino (A/ARG/Hitech Motorsport)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *