Moto 1000 GP: Faustino vence mais uma e reacende disputa pelo tÁ­tulo

Diego Faustino viveu um fim de semana perfeito na quarta etapa do Moto 1000 GP. O paranaense da Motonil Motors repetiu o desempenho da véspera e venceu na tarde deste domingo (25) a oitava corrida da temporada da categoria GP 1000, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. Com o resultado, ele manteve a vice-liderança e reduziu a 35 pontos sua desvantagem em relação ao lÁ­der Alan Douglas, quarto colocado na corrida.

O destaque inicial ficou por conta do desempenho de Robson Portaluppi na largada. O gaúcho, que atuou como piloto convidado da equipe Moto 1000 GP, saltou da segunda fila para a liderança na reta principal. Permaneceu Á  frente até a abertura da segunda volta, quando foi superado por Faustino. Douglas era pole-position e, ainda com o rendimento da moto comprometido pelo acidente sofrido nos treinos, perdeu posições já na reta inicial.

Enquanto Faustino tomava a liderança de Portaluppi, Carlesso assumia o terceiro lugar, deixando Douglas administrando o quarto lugar que manteria até a última das 17 voltas. Depois de várias tentativas de tomar a posição do piloto da casa, o catarinense da Pitico Race permaneceu atrás, acompanhando seu ritmo. O ataque que lhe valeu a ultrapassagem decisiva veio na antepenúltima volta – os quatro primeiros competiram com motos BMW S1000RR.

Faustino, que chegou a Santa Cruz do Sul 56 pontos atrás de Douglas, viu a queda dessa diferença como saldo principal. “Foi um fim de semana perfeito e eu voltei Á  disputa no campeonato”, comemorou. “Meu plano hoje foi o mesmo da corrida de ontem, eu sabia que teria de largar e imprimir umas voltas rápidas no começo. Deu certo, de novo, eu já estou bem melhor adaptado Á  nova moto”, comemorou o paranaense da Motonil Motors.

Para Carlesso, o segundo lugar trouxe alÁ­vio. “Enfrentei muitos problemas nos treinos livres, troquei de moto para o treino classificatório. E hoje eu já tinha o equipamento mais na mão”, relatou. Portaluppi enalteceu o fato de ter voltado ao pódio. “Perdi um pouco de rendimento no fim da prova, mas tive uma participação boa, com dois pódios. Só tenho a agradecer o convite do evento e torcer para dar certo meu plano de fazer o campeonato completo em 2012”, disse.

O gaúcho fez questão de frisar seu aval Á  proposta do Moto 1000 GP. “Eu faço um convite aos pilotos da motovelocidade para virem, também, para este campeonato, esta categoria. É acessÁ­vel e muito competitiva”, definiu. A próxima etapa do Moto 1000 GP terá suas provas nos dias 15 e 16 de outubro, no Autódromo Internacional de Curitiba. Após 17 voltas, o resultado final da oitava etapa da categoria GP 1000 em Santa Cruz do Sul foi o seguinte:

1º) Diego Faustino (PR/Motonil Motors), BMW, 25min15s252
2º) Sarin Carlesso (SC/Pitico Race), Suzuki, a 16s728
3º) Robson Portaluppi (RS/Moto 1000 GP), BMW, a 18s023
4º) Alan Douglas (SP/Pitico Race), BMW, a 36s723
5º) Miguel Angel Carbajal (RS/Power Racing), Suzuki, a 44s281
6º) Giovani Mocelin (SC/Pr1mus Racing School), Honda, a 44s426
7º) Juliano Vendrami (SC/Blue Ville), Yamaha, a 52s970
8º) Alexandre Kracik Rosa (RS/Penélope Racing), Suzuki, a 58s616
9º) Paulo Higino (RS/Ascari Trackdays), Suzuki, a 58s721
10º) Carlos Barcelos Pereira (RS/Power Racing), Suzuki, a 1min32s172
11º) Rodrigo Schirmann (RS/Schirmann Racing Team), Suzuki, a 1 volta
12º) Leandro Rad (RS/Rad Racing School), Kawasaki, a 1 volta
13º) Elson Tenebra (SP/Rota K), Kawasaki, a 1 volta
14º) Betinho da Rosa (RS/Power Racing), Suzuki, a 2 voltas
NÁƒO COMPLETARAM
Anderson Mocelin (SC/Pr1mus Racing School), Honda, a 10 voltas
Jaime Pereira Cristóbal (SP/JC Racing Team), Honda, a 17 voltas
Melhor volta: Faustino, 1min28s198, média de 144,084 km/h