F-1 Historic: Bobby Verdon-Roe é o Campeão de 2009

O britânico Bobby Verdon-Roe, num McLaren M26/5 da Scuderia BVR, sagrou-se Campeão da temporada de 2009 do FIA Historic Formula One Championship (HFO). Ex-piloto do BTCC, Verdon-Roe, que disputa o campeonato pela classe B, somou 56 pontos, oito a mais do que o espanhol Joaquin Folch, num Brabham BT49C da Kumschick Racing, pertencente à classe C.

A 7ª e última etapa prova aconteceu no dia 1º de novembro, em Paul Ricard, na França. Vinte e seis carros se inscreveram para a corrida, com Verdon-Roe tendo nove pontos a frente do compatriota Rowland Kinch, num Arrows A4-2 da G-CAT Racing, na tabela geral de pontos.  Com onze pontos em jogo, dez pela vitória e um pela melhor volta, Kinch teria que conseguir a pontuação máxima e torcer para que o rival não somasse mais do que um para ficar com a taça. Lembrando que os pilotos somam pontos em separado em sua classe. Para definir o campeão geral os pontos são depois somados em uma tabela conjunta, por isso mesmo tendo vencido três provas no geral na temporada Kinch, que disputa a classe C, estava em desvantagem, pois Verdon-Roe possuía quatro vitórias pela classe B.

Piloto da Kolles no Le Mans Series, o britânico Andy Meyrick, num March 761/6 da AMR, da classe B, marcou a pole-position com o tempo de 1m59s669, com Folch, um segundo mais lento, completando a primeira fila. Kinch fez o terceiro tempo, com Verdon-Roe tendo problemas no motor, marcando apenas o 12º tempo. O brasileiro Abba Kogan, num Williams FW07 da CGA Engineering, foi o 11º mais rápido.

Na largada Meyrick manteve a ponta, com Folch em segundo. Na disputa pelo terceiro lugar o britânico Martin Stretton, num Lotus 87-004 da Martin Stretton Racing, foi para cima de Kinch com os dois carros de tocando, com o Lotus decolando. Os dois continuaram, com o Arrows de Kinch tendo uma asa quebrada, caindo para 9º, e Stretton parando nos boxes, devido a um pneu furado. Verdon-Roe, em 8º, ganhou quatro posições.

Fazendo uma grande largada, o britânico Rob Hall, num Arrows A3 da Hall&Hall, ganhou onze posições, passando a primeira volta em 4º. Na terceira volta Hall ultrapassou o norte-americano Michaël Fitzgerald, num Williams FW07 da Dunn Racing, assumindo a terceira posição.

Meyrick venceu pela primeira vez na categoria com 15 segundos de vantagem sobre Folch. Hall completou o pódio. Kinch recuperou posições no decorrer da prova, cruzando em 4º no geral e terceiro na classe C. Fitzgerald foi o 5º. O 6ª lugar geral, e segundo na classe B, foi o suficiente para Verdon-Roe conquistar o campeonato. Kogan terminou em 11º.

Verdon-Roe sagrou-se campeão geral com 56 pontos, oito a mais do que Folch. Kinch foi o 3º, com 45. Kogan, com 12 pontos, foi o 13º.

Pela classe A, o austríaco Gunther Alth, que disputou apenas a etapa de Paul Ricard, sagrou-se campeão.

Como levou a taça no geral Verdon-Roe não pode ficar com o título da classe B, com o britânico Peter Dunn, que não disputou a última prova, sagrando-se o campeão na classe.

Folch sagrou-se campeão da classe C. Kogan foi o 5º.

O francês Patrick D’Aubreby ficou com o título da classe D.

Final:

1 – Andy Meyrick GBR AMR March 761/6 (classe B) 10 voltas em 20m10s394
2 – Joaquin Folch ESP Kumschick Racing Brabham BT49C (classe C) a 15s173
3 – Rob Hall GBR Hall&Hall Arrow A3 (classe C) a 19s525
4 – Rowland Kinch GBR G-CAT Racing  Arrows A4-2 (classe C) a 23s151
5 – Michaël Fitzgerald EUA Dunn Racing Williams FW07 (classe C) a 33s433
6 – Bobby Verdon-Roe GBR Scuderia BVR McLaren M26/5 (classe B) a 36s654
7 – Steve Hartley GBR Mirage Arrows A4/5 (classe C) a 41s286
8 – Katsu Kubota JAP CGA Engineering March 761/6 (classe B) a 42s862
9 – Duncan Dayton EUA Dunn Racing March 761/3B (classe B) a 45s437
10 – Richard Eyre GBR RJM Motorsport Williams FW08 (classe C) a 45s531
11 – Abba Kogan BRA CGA Engineering Williams FW07 (classe C) a 1m10s665
12 – David Abbott GBR Mirage Arrows A4-3 (classe C) a 1m29s601
13 – Patrick D’Aubreby FRA Ecurie Griffiths Tyrrell 012-6 (classe D) a 1m37s057
14 – Tony Smith GBR GF Racing Willliams FW06 (classe B) a 1 volta
15 – Martin Stretton GBR Martin Stretton Racing Lotus 87-004 (classe C) a 1 volta
16 – Peter Anstiss GBR Mirage Arrow A6-2 a (classe D)1 volta
17-  Gunther Alth AUT Alth Racing March 701/9 (classe A) a 1 volta
18 – Luciano Quaggia ITA F1 Storiche Theodore TR1 (classe B) a 2 voltas

Abandonos:

Laurent Fort FRA Esprit Competition Surtees TS9B-0 (classe A) 3 voltas
Christophe D’Ansembourg BEL MEC Auto Williams FW07 (classe C) 1 volta
Roger Wills GBR Dun Racing Williams-Wolf (classe B) 0 volta
Frank Sytner GBR Dunn Racing Hesketh 308E/5 (classe B) 0 volta
        
Volta mais rápida: Meyrick, 1m59s266 na 9ª volta

Campeonato, final geral:

Campeonato, final geral:

1 Verdon-Roe, Bobby  56    
2 Folch, Joaquin 48    
3 Kinch, Rowland 45    
4 D’Aubreby, Patrick 35    
5 Sayles, Terry 26
6 Dunn, Peter 25    
7 Wuensch, Peter 18    
– Kubota, Katsu 18    
9 Meyrick, Andy 16    
10 Meyrick, Peter 15    
– Abbott, David 15    
– Hartley, Steve 15    
13 Kogan, Abba 12    
– Eyre, Richard 12    
– Smith, Tony 12    
16 Gallego, Rodrigo 9    
17 Simmonds, Ian 7    
– Sytner, Frank 7
19 Hall, Rob 6    
– Alth, Gunther 6    
– Coplowe, David 6    
22 Crippa, Roberto 5    
– Baudoin. Michel 5    
– Casoli, Giancarlo 5    
25 Anstiss, Peter 4    
– Collins, Dan 4    
27 Dayton, Duncan 3    
–  Fitzgerald, Michael 3    
29 D’Ansembourg, Christophe 2
– Bindels, Nico 2    
– Quaggia, Luciano 2
32 Fort, Laurent 1    
33 Burani, Andrea 0    
– Rossi, Manfredo 0    
– Burani, Walter 0    
– Rosina, Stefano 0   

Foto: site oficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *