F-3 Alemã: Rafael Suzuki inicia segunda metade do campeonato entre os Top-3

Piloto brasileiro foi o sexto colocado na 10ª etapa do calendário, disputada neste domingo em Lausitz.

A temporada 2009 da Fórmula 3 Alemã iniciou neste final de semana, no Eurospeedway Lausitz, a segunda metade das provas previstas no calendário 2009. Depois de 10 das 18 corridas do campeonato, o brasileiro Rafael Suzuki destaca a evolução da equipe Performance Racing e chega ao terceiro lugar na tabela de pontos. Depois de um pódio na 9ª etapa, disputada no sábado, Suzuki completou a corrida deste domingo na sexta posição.

A prova começou com um susto para Rafael: no momento de sair para a volta de apresentação, o motor de seu Dallara F3 apagou repentinamente. “A equipe ainda está avaliando o que pode ter acontecido, porque o motor morreu sozinho, eu nem tinha mexido na embreagem ainda”, contou Suzuki, que conseguiu fazer o motor funcionar de novo e sair para a volta de aquecimento dos pneus. Mas o problema acabou prejudicando a largada do brasileiro. “Fiquei com receio de o carro apagar de novo na largada e ficar parado no grid, por isso saí com uma rotação muito alta, patinando os pneus”, lembrou ele, que caiu do quarto para o sexto lugar na largada e chegou a recuperar uma posição ainda antes da primeira curva.

Mas antes mesmo de completar a primeira volta, Suzuki perdeu novamente a posição para o alemão Markus Pommer. “Entramos na reta dos boxes com uma diferença de dois carros entre nós, mas os motores Mercedes-Benz tinham muito mais potência na reta e ele me passou”, comentou o brasileiro. À medida que a prova evoluiu, Rafael entrou no ritmo dos líderes e fazia tempos de volta muito próximos dos primeiros colocados. Mas segundo ele, a largada foi crucial para o resultado da corrida.

“A largada na Fórmula 3 sempre é muito importante. Perdi posições e depois ficou difícil recuperar porque os tempos de volta estavam muito próximos, na casa dos décimos de segundo. Acho que se tivesse pulado na frente, sem aquele problema na largada, poderia ter defendido minha posição e brigado pelo pódio”, avaliou o piloto.

A vitória deste domingo no Eurospeedway Lausitz ficou com o alemão Nico Monien, quinto colocado no campeonato. O líder da competição, Laurens Vanthoor foi o segundo colocado. Rafael Suzuki, que somou 11 pontos no final de semana, é o terceiro na classificação e aposta na evolução da equipe para o restante da temporada.

“O bom trabalho da equipe está se refletindo nos resultados. A vitória escapou esse ano por motivos diversos, mas estamos conseguindo nos manter sempre entre os primeiros e brigar por pódios. Acho que, continuando esse trabalho, vamos ter resultados ainda melhores na metade final”, apontou Suzuki. A Fórmula 3 Alemã tem um período de folga no calendário a partir de agora – e volta à ativa em cerca de um mês. A próxima etapa está marcada para os dias 08 e 09 de agosto no circuito de Assen, na Holanda.

Confira abaixo como terminou a 10ª etapa e a classificação do campeonato:

1- Nico Monien (ALE)
2- Laurens Vanthoor (BEL)
3- Stef Dusseldorp (HOL)
4- Markus Pommer (ALE)
5- Rahel Frey (SUI)
6- Rafael Suzuki (BRA)
7- Bernd Herndlhofer (AUT)
8- Max Nilsson (SUE)
9- Sergey Chukanov (UCR)
10- David Hauser (LUX)
11- Nicolas Marroc (FRA)
12- Marco Oberhauser (AUT)
13- Zahir Ali (INA)
14- Willi Steindl (AUT)
15- Mika Vahamaki (FIN)
16- Vladimir Semenov (RUS)
17- Gary Hauser (LUX)
18- Adderly Fong (CHI)
19- Luca Iannacone (ITA)
20- Francesco Lopez (ALE)

Os 10 primeiros no campeonato após 10 etapas são:

1- Laurens Vanthoor (BEL), 96 pontos
2- Stef Dusseldorp (HOL), 54
3- Rafael Suzuki (BRA), 46
4- Rahel Frey (SUI), 45
5- Nico Monien (ALE), 45
6- Markus Pommer (ALE), 39
7- Bernd Herndlhofer (AUT), 32
8- Willi Steindl(AUT), 19
9- Max Nilsson (SUE), 18
10- Marco Oberhauser (AUT), 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *