F-3 Alemã: Rafael Suzuki lidera terceiro treino consecutivo na Alemanha

Piloto brasileiro estabeleceu a melhor marca das quatro sessões coletivas desta quarta-feira em Oschersleben. Ensaio reuniu 21 carros da categoria, dias antes do início do campeonato.

Deu Brasil no primeiro confronto oficial da temporada de 2009 da Fórmula 3 Alemã. O paulista Rafael Suzuki (SVLabs) foi o mais rápido no primeiro dia de testes coletivos realizados pela categoria em Oschersleben, na Alemanha, e superou outros 20 concorrentes em três das quatro sessões realizadas nesta quarta-feira (8).

 

No início dos trabalhos para a prova de abertura do campeonato – marcada para este domingo (12) no mesmo circuito – os pilotos enfrentaram diferentes condições de pista, o que ratificou a boa fase do piloto brasileiro no ano em que sua equipe, a Performance Racing, tornou-se a principal representante dos motores Volkswagen na categoria.

 

“Hoje (quarta) tivemos o primeiro grande desafio da temporada, já que 21 carros estiveram na pista”, reconheceu o Suzuki. “E isso nos deu um bom parâmetro para a primeira corrida do ano. Fiquei muito satisfeito por ter conseguido o melhor tempo tanto na chuva quanto no seco, e por isso estou otimista. Mas, treino é treino e ainda não está valendo nada. Vamos precisar manter esse ritmo nos fins de semana de corrida para brigar por vitórias”, completou.

 

A pista de Oschersleben é uma dos principais praças do automobilismo alemão, e vai receber neste ano três rodadas da Fórmula 3 local. Estreito e com curvas de alta velocidade, o traçado possui, ainda, um miolo travado, o que faz dele um dos circuitos mais exigentes do calendário. “Ser rápido nessa pista é importante, porque aqui temos uma boa idéia do equilíbrio do carro em diferentes situações. Como a pista é estreita, não há muita margem para erro, o que aumenta o desafio”, acrescentou Suzuki.

 

Com a pista molhada, Rafael foi cerca de 0s3 mais rápido que o segundo colocado. Já com a pista seca, ele teve mais trabalho para superar os adversário e fechou a tarde com uma vantagem de menos de um décimo para Laurena Vanthoor.

 

“Temos muito o que trabalhar no carro ainda, e tenho certeza de que as outras equipes não estão paradas. Mas começamos o ano muito bem e um dos motivos é o uso dos motores Volkswagen. Certamente a troca do propulsor está nos ajudando a ser competitivos”, enfatizou o brasileiro. Os três primeiros colocados no coletivo desta quarta-feira usavam motores Volkswagen.

 

Nesta quinta-feira a Fórmula 3 Alemã realiza mais um dia de treinos coletivos em Oschersleben. Os seis primeiros colocados nesta quarta – dos 21 que participaram do treino – foram:

 

1) Rafael Suzuki (Performance Racing / Volkswagen), 1min21s938

2) Laurena Vanthoor (van Amersfoort Racing / Volkswagen), 1min22s008

3) Stef Dusseldorp (van Amersfoort Racing / Volkswagen), 1min22s082

4) Bernd Herndilhofer (HS Technik Motorsport / Mercedes), 1min22s511

5) Will Steindl (HS Technik Motorsport / Mercedes), 1min22s569

6) Max Nilsson (Swiss Racing Team / Mercedes), 1min22s915 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *