F-3 Alemã: Rafael Suzuki sai na primeira fila em Lausitz. Pole-position é definida por 0s003

Sessões de sexta-feira apontam para uma das etapas mais equilibradas do ano e piloto brasileiro luta entre os primeiros colocados

Três milésimos de segundo – cerca de 50 vezes mais rápido que um piscar de olhos. Esse foi o tempo que definiu a pole-position para a nona etapa da Fórmula 3 Alemã, que está sendo disputada no Eurospeedway Lausitz neste final de semana. A sexta-feira (03) abriu a programação com um treino livre e a primeira tomada de tempos que apontam para a etapa mais equilibrada do ano até aqui na categoria. O brasileiro Rafael Suzuki, que tinha a pole-position até poucos minutos antes do final do treino classificatório, vai largar na segunda colocação na prova deste sábado – atrás apenas do lÁ­der do campeonato, o belga Laurens Vanthoor.

“Depois do treino livre nós já sabÁ­amos que a tomada de tempos seria muito apertada. Fiz o melhor tempo de manhã apenas meio décimo de segundo mais rápido que o segundo colocado. Agora, os três primeiros do grid estão separados por três décimos. Essa pole-position foi definida em um detalhe mÁ­nimo, não chega nem a ser o caso de ‘faltar’ alguma coisa para acertar a volta ideal”, comentou Suzuki.

A disputa pela primeira posição do grid durou praticamente toda a sessão classificatória, mas se intensificou na parte final. A oito minutos do fim, um acidente provocou uma bandeira vermelha no circuito e, quando a pista foi liberada, todos saÁ­ram para mais uma tentativa. “Todo mundo foi para a pista depois da interrupção. Cheguei a virar bem próximo do tempo da pole, mas ainda faltou um pouco”, lembrou o piloto brasileiro, quarto colocado na tabela de pontos.

“Mas o interessante é que a equipe mexeu no carro durante a bandeira vermelha e ele parece ter voltado ainda melhor na última tentativa. Acho que podemos buscar um ou dois décimos para amanhã e tentar a pole para domingo”, avaliou Rafael, lembrando que neste sábado os pilotos da Fórmula 3 Alemã fazem a tomada de tempos da 10ª etapa na parte da manhã e, no inÁ­cio da tarde, disputam a primeira corrida do final de semana – válida pela 9ª etapa.

“Ficamos felizes com a primeira fila no grid, mas, claro, foi um pouco frustrante perder a pole-position por uma diferença tão pequena. Por outro lado, confirmamos as expectativas que nosso carro melhorou nesse circuito e podemos brigar pelo pódio mais uma vez”, destacou Rafael Suzuki que vem de um pódio na oitava etapa, disputada em Oschersleben. “Para a corrida aqui é importante tentar pular na frente na largada e, principalmente, deixar os carros com motor Mecedes-Benz para trás já que eles têm uma pequena vantagem no trecho de reta”, apontou Suzuki que utiliza os motores da Volkswagen na categoria.

O circuito do Eurospeedway Lausitz é marcado por um grande trecho de reta. Depois que saem do miolo do circuito misto, os pilotos contornam a última curva do oval e toda a reta dos boxes em aceleração plena. “A pista não chega a ser de alta velocidade por causa do miolo, mas a reta é muito grande realmente”, comentou Suzuki. No grid de largada para a nona etapa, são seis motores Mercedes, três Volkswagen e um OPC Challenge entre os dez primeiros. Confira a ordem de largada:

1- Laurens Vanthoor (BEL/VW), 1m16s581
2- Rafael Suzuki (BRA/VW), 1m16s584
3- Nico Monien (ALE/MB), 1m16s619
4- Stef Dusseldorp (HOL/VW), 1m16s909
5- Markus Pommer (ALE/MB), 1m16s930
6- Max Nilsson (SUE/OPC), 1m17s195
7- Rahel Frey (SUI/MB), 1m17s402
8- Bernd Herndlhofer (AUT/MB), 1m17s416
9- Willi Steindl (AUT/MB), 1m17s506
10- Marco Oberhauser (AUT/MB), 1m17s716
11- David Hauser (LUX/MB), 1m18s008
12- Adderly Fong (CHI/VW), 1m18s053
13- Vladimir Semenov (RUS/MB), 1m18s190
14- Zahir Ali (INA/MB), 1m18s241
15- Nicolas Marroc (FRA/MB), 1m18s314
16- Gary Hauser (LUX/MB), 1m18s345
17- Sergey Chukanov (UCR/OPC), 1m18s380
18- Francesco Lopez (ALE/Opel), 1m19s148
19- Shirley Van der Lof (HOL/MB), 1m19s174
20- Mika Vahamaki (FIN/Opel), 1m19s998
21- Luca Iannaccone (ITA/Opel), 1m23s384