F-3 Sul-Americana: Dobradinha mineira no Velopark

Guilherme Silva vence mais uma e mantém a liderança do campeonato. Fernando Kid foi o segundo e Fabiano Machado, o terceiro, na segunda corrida do fim de semana

Piloto mais jovem no grid da Fórmula 3 Sudamericana em 2011, o mineiro Guilherme Silva, de 16 anos de idade, voltou a vencer na rodada tripla de abertura da temporada – que termina neste domingo (27) no Velopark (RS).

Ele faturou as duas corridas deste sábado no circuito gaúcho, e na segunda prova do fim de semana teve o também mineiro Fernando Kid ao seu lado direito no pódio. A terceira posição na corrida de número dois do calendário ficou com Fabiano Machado.

Com as duas vitórias, o mineiro venceu as duas corridas do fim de semana e passou a somar 50 pontos no campeonato, contra 33 de Fabiano Machado, o vice-líder. Fernando Kid é o terceiro, com 28.

A prova desta tarde no Velopark começou com uma surpreendente largada de Bruno Bonifácio, terceiro no grid. Ele mergulhou na freada do fim da reta para superar Ronaldo Freitas e Fernando Kid, e se manteve na primeira posição até a 13a volta, quando foi superado por Guilherme Silva.

“Este começo de temporada está me surpreendendo um pouco. Eu estava confiante para a estréia, mas não esperava duas vitórias. Com a pista seca também conseguimos andar rápido nos treinos, por isso acredito que amanhã, mesmo que a chuva pare, vai dar para brigar na frente novamente”, declarou o vencedor.

Silva também ressaltou o bom desempenho de Bonifácio no Velopark, e explicou a manobra que decidiu sua vitória, na entrada da reta dos boxes. “Tive um pouco de trabalho para passar o Boni, porque o carro da Light é mais rápido nas retas por ter menor pressão aerodinâmica. Na única volta em que eu consegui chegar, passei, e daí em diante deu para abrir vantagem”, acrescentou.

Ao tentar dar o troco no piloto mineiro, Boni rodou e por pouco não foi atingido por Fabiano Machado – que conseguiu evitar o acidente, mas perdeu a vice-liderança da corrida. “Consegui manter a primeira posição por algumas voltas depois de mergulhar na freada no fim da reta, mas acabei acelerando com uma das rodas ainda na faixa de tinta branca e meu carro escorregou. Mesmo assim o fim de semana está surpreendendo pelos bons resultados, o que considero fruto do bom trabalho que estamos fazendo”, disse ele.

Terceiro na prova e vice-líder do campeonato, Fabiano Machado admitiu que não conseguiu desenvolver seu máximo potencial com a pista molhada no Velopark. Por isso comemorou o fato de ter conquistado dois pódios no fim de semana, apesar de considerar que ainda tem sobras para evoluir. “Fizemos duas corridas muito difíceis hoje, e pela falta de treinos sob estas condições ainda não estou tão rápido na chuva. Apesar disso, consegui fazer uma boa prova, somar pontos para o campeonato, e estou satisfeito”, disse ele.

Fernando Kid também ressaltou a pouca experiência com o carro da classe principal da F-3, já que ele estréia na categoria depois de ser campeão da Classe Light em 2010. “A chuva favoreceu um pouco na segunda corrida, porque não tenho ainda muita experiência com o carro da categoria A. Nas condições de pista da primeira prova estava muito difícil de guiar o carro, e tive que descobrir o limite volta a volta. Já na segunda etapa, em razão da condição constante de piso molhado, consegui extrair mais do carro e estou feliz com o resultado”, ponderou.

Resultado – Etapa 02
1) Guilherme Silva, 30 voltas em 35min26s265
2) Fernando Kid, a 5s761
3) Fabiano Machado, a 6s028
4) Bruno Bonifácio, a 26s240
5) Ronaldo Freitas, a 1min02s915
6) João Leme, a 18 voltas
7) Leonardo Sousa, a 24 voltas
8) Ricardo Landi, a 25 voltas

Campeonato
1) Guilherme Silva, 50 pontos
2) Fabiano Machado, 33
3) Fernando Kid, 28
4) Bruno Bonifácio, 24
5) Ronaldo Freitas, 18
6) João Leme, 15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *