F-3 Sul-Americana: Guilherme Silva vence etapa de abertura no Velopark

Corrida foi cheia de alternativas e terminou sob bandeira vermelha, a dez voltas do previsto, em razão da chuva

O mineiro Guilherme Silva (Hitech Racing) abriu com vitória a temporada 2011 da Fórmula 3 Sul-Americana, que está sendo realizada neste fim de semana no Velopark (RS). Largando na primeira fila, ele caiu para a sétima posição no momento da luz verde e completou uma corrida de recuperação no circuito gaúcho. A segunda posição ficou com o paulista Fabiano Machado (Cesário Fórmula), que largou em sétimo e também precisou correr atrás do prejuízo na primeira corrida deste sábado. João Leme, companheiro de Silva na Hitech, completou o pódio.

A etapa deste sábado começou confusa já que Guilherme Silva e o pole position, Bruno Bonifácio, ficaram parados no grid no momento da luz verde. O restante do pelotão conseguiu evitar um acidente, e as mudanças de posição até que contribuíram para um prova mais interessante. Vindos de trás, os dois líderes fizeram uma corrida agressiva, o que movimentou a primeira metade das 38 voltas previstas. A corrida acabou sendo interrompida a 10 giros do final, em razão da forte chuva que surpreendeu a todos no Velopark.

“A largada foi confusa porque o diretor de prova tinha nos avisado que a luz vermelha levaria de três a sete segundo para apagar, mas na prática ela deve ter ficado só um segundo acesa. Foi uma piscada mesmo, e isso pegou a gente de surpresa. Foi uma corrida bem difícil. Quando a gente chegou ao circuito estava sol, não havia nuvens, e saímos com o carro acertado para pista seca. Quando começou a chover foi difícil controlar. Por sorte consegui achar um bom caminho e ser rápido com a pista molhada”, comentou o vencedor, que estreou no campeonato na última rodada do ano passado.

Os estreantes, aliás, foram as grandes surpresas dessa primeira corrida do ano no Velopark. O paulista de Ribeirão Preto João Leme terminou em terceiro, mas conseguiu manter a liderança da prova por nove voltas das 28 voltas completadas. “Consegui manter um ritmo bom no começo, mas meu carro começou a falhar e ainda não descobrimos o motivo. Com isso, não tive como segurar o Guilherme e o Fabiano, e se tivesse mais uma volta acho que perderia, também, a posição para o Bruno (Bonifácio)”, disse Leme.

Fabiano Machado terminou a primeira prova satisfeito com o resultado, que considerou positivo para quem largou apenas na sétima posição. “Precisei completar uma corrida de recuperação e quando assumi a segunda posição já estava distante do líder. Nesse momento a pista estava molhada, e como tinha conseguido rapidamente uma certa vantagem para o terceiro colocado, preferi não arriscar muito e somar pontos importantes para o campeonato”, declarou o piloto da Cesário Fórmula.

A segunda corrida da rodada tripla de abertura da F-3 Sul-Americana será dada às 15h10. Veja o resultado completo da prova:

1) Guilherme Silva, 28 voltas em 27min06s367
2) Fabiano Machado, a 12s036
3) João Leme, a 1 volta
4) Bruno Bonifácio, a 1 volta
5) Fernando Kid, a 1 volta
6) Ronaldo Freitas, a 1 volta
7) Leonardo Sousa, a 22 voltas
8) Ricardo Landi, a 25 voltas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *