F-Abarth: Nicolas Costa vai correr na Itália neste fim de semana

Líder da Fórmula Future foi convidado para disputar a primeira edição do Abarth Day, espécie de torneio de inverno da F-Abarth, que nasce na esteira do sucesso da primeira temporada italiana da competição

Líder da Fórmula Future com duas vitórias e três pole positions conquistadas nas cinco primeiras rodadas do campeonato, o carioca Nicolas Costa fará neste fim de semana em Varano, na Itália, sua estréia na Fórmula Abarth e no automobilismo europeu.

Ele vai disputar a primeira edição do Abarth Day, uma espécie de torneio de inverno composto por apenas duas corridas, que nasce na esteira do sucesso da primeira temporada italiana da Fórmula Abarth. A categoria ganhou grande projeção na Europa e no Brasil em razão de sua elevada competitividade e média superior a 35 participantes por etapa.

A estréia na Fórmula Abarth ainda em 2010 acabou sendo uma surpresa para o brasileiro, que foi convidado a correr sem nenhum custo na equipe Euronova, do ex-piloto de Fórmula 1 Vicenzo Sospiri.

“Viajei para a Itália no último fim de semana para cumprir uma agenda de treinos livres com a Euronova, apenas para conhecer o carro e ter uma experiência internacional. Mas, depois das duas primeiras sessões que cumprimos na última segunda-feira, em Varano, recebi o convite para correr”, declarou Costa.

Sem conhecer o carro, a pista e o esquema de trabalho da Euronova – equipe que não disputou a primeira temporada da Fórmula Abarth e fará sua estréia oficial neste fim de semana -, o brasileiro estabeleceu o segundo melhor tempo do dia em meio a 15 participantes.

“Eu tinha três treinos programados com a equipe para esta semana, mas depois do primeiro dia de testes o Vicenzo me chamou e perguntou: quer correr para a gente neste fim de semana? Aceitei na hora, nem acreditei na oportunidade”, declarou o carioca.

O interesse de Nicolas pela Fórmula Abarth é natural, já que a categoria será o destino, em 2011, do primeiro campeão da Fórmula Future. O vencedor do campeonato receberá do padrinho Felipe Massa uma temporada completa no torneio italiano como prêmio pelo título. Nicolas rivaliza na competição com o sorocabano João Jardim e com o gaúcho Francisco Alfaya.

“O Luigi di Nizo, que é meu manager desde que saí do kart, passou a maior parte deste ano na Itália negociando com equipes e buscando boas oportunidades para 2011. Estou na disputa pelo título da Fórmula Future e, caso eu seja campeão, vou ganhar a temporada. Mas, independente disso, seguimos com nosso plano de carreira e a oportunidade que tivemos neste fim de semana foi o maior reconhecimento ao meu trabalho que já tive até o momento”, disse Costa.

A programação do Abarth Day prevê a realização de três treinos livres de 30 minutos nesta sexta-feira (19). Para o sábado estão agendados o primeiro treino classificatório e a primeira corrida do fim de semana. No domingo será realizado mais um treino de classificação, além da segunda e última corrida da competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *