F-Abarth: Victor Guerin volta a marcar o melhor tempo na Itália

Piloto brasileiro já liderou metade dos treinos dos quais participou na pré-temporada da nova categoria. Campeonato começa no dia 22 de abril, em Misano.

O brasileiro Victor Guerin voltou a ser o mais rápido nos treinos coletivos de pré-temporada da Fórmula Abarth, nova categoria de base que promete ocupar o lugar da F-Renault na Europa nos próximos anos. Depois de liderar os treinos nas pistas de Varano e Ímola, Victor estabeleceu o melhor tempo desta quinta-feira (18) no circuito de Mugello, considerado um dos mais seletivos da Itália.

O brasileiro fechou as duas últimas sessões do dia com o melhor tempo (1min46s684), e terminou o ensaio com uma vantagem de 0s4 sobre o italiano Raffaele Marciello, seu companheiro de equipe, que integra o programa de desenvolvimento de pilotos da Ferrari. A dupla da JD Motorsport completou 129 voltas pelo circuito de Mugello (63 de Guerin e 66 de Marciello), o que forneceu aos engenheiros informações suficientes para o desenvolvimento de um setup considerado competitivo para este circuito no restante da temporada.

“Essa é uma pista realmente difícil por ter muitas curvas de alta velocidade, mas tive o período da manhã para me adaptar e pude acelerar para valer na parte da tarde”, comentou o brasileiro, que faz sua primeira temporada no automobilismo europeu. “Treinamos com tempo bom, então foi possível usar pneus slick durante todo o tempo. Consegui aproveitar bastante os pneus novos na parte da tarde, e a cada treino me considero mais adaptado ao carro e ao esquema de trabalho aqui na Itália”, acrescentou.

Victor Guerin destacou ainda o bom trabalho da equipe JD, que tem realizado uma das pré-temporadas mais consistentes da categoria. O treino de hoje representou o sexto contato do brasileiro com o novo carro da F-Abarth – em 50% destes ensaios ele foi o mais rápido -, e o cronograma da equipe prevê testes em todos os demais circuitos que integram o calendário da temporada. Os testes terminam somente em 13 de abril, nove dias antes da prova de abertura da temporada.

“Considero o resultado desta quinta-feira reflexo de todo o trabalho da pré-temporada. Venho de bons treinos em todas as pitas pela quais passamos, e isso, além de aumentar minha confiança, nos dá a chance de conhecer os limites do carro e de buscar novas regulagens para melhorar ainda mais o desempenho da equipe quando a temporada realmente começar”, comentou Guerin.

O brasileiro volta à pista de Valellunga no início da próxima semana. No final do mês, ele fará seu primeiro treino no lendário circuito de Monza, e também tem testes agendados para as pistas de Magione e Misano.

A F-Abarth usará chassi italiano da marca Tatuus, o mesmo que equipou – e em alguns países ainda equipa -, os carros da Fórmula Renault. Desenvolvido seguindo as novas exigências da Federação Internacional de Automobilismo para a proteção dos pilotos, este monoposto é o único entre todos aqueles utilizados em categorias de base a apresentar um formato de cockpit alinhado com as novas normas da FIA para proteção em caso de impactos laterais e capotagens. O chassi receberá motor de 1.8 litro e 180 cavalos, potência semelhante ao da Fórmula Renault. Os pneus serão da marca sul-coreana Kumho, os mesmos usados na F-3 Européia.

Veja o resultado completo do último treino do dia em Mugello:

1) Victor Guerin (JD) 1’46″684
2) Raffaele Marciello (JD) 1’47″057
3) Edoardo Bacci (TP Formula) 1’48″062
4) Gilles Pagani (Alan) 1’48″163
5) Kevin Gilardoni (Cram) 1’48″276
6) Mario Marasca (PKF) 1’48″289
7) Eddie Cheever (Jenzer) 1’48″335
8) Lorenzo Camplese (MG) 1’48″607
9) Jordi Cunil (Prema) 1’48″615
10) Mirko Torsellini (MG) 1’49″901
11) Francisco Weiler (Victoria) 1’50″601
12) Matteo Davenia (Cram) 1’50″615
13) Stefano Colombo (RP) 1’50″680
14) Matteo Beretta (Tomcat) 1’51″228
15) Riccardo Agostini (Prema) 1’51″232
16) Vicky Piria (Tomcat) 1’51″412
17) Leonardo Fuoco (BVM) 1’55″362
18) Matteo Torta (Alan) 1’55″993
19) Zeca Feffer (Diegi) 2’07″110

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *