F-BMW Americana: Giancarlo Vilarinho completa testes

Piloto brasileiro disputará o campeonato americano da categoria, mas foi à Inglaterra conhecer a pista de Silverstone, onde fará uma prova extra.

Quando embarcou para a Europa no início da semana, o piloto Giancarlo Vilarinho, de 15 anos, tinha dois objetivos. Ganhar um pouco mais de quilometragem com o carro da Fórmula BMW e conhecer o histórico circuito de Silverstone, na Inglaterra, onde ele fará uma prova extra em julho, na preliminar da Fórmula 1. Para cumprir as duas metas, foram dois dias de atividades, adquirindo um conhecimento que será fundamental ao longo do ano. “O treino foi bom como experiência e evolução. Nesta categoria, é muito importante começar a temporada com algumas ‘horas de vôo’, porque nos fins de semana de corrida os treinos são curtos”, explica.

Daí o motivo de sua participação nas sessões reservadas aos pilotos da Fórmula BMW Européia. Apesar de ter contrato assinado para correr no campeonato americano da categoria, Gian fará duas provas especiais no outro continente, ambas preliminares da Fórmula 1. A primeira, agora em abril, será em Barcelona, na Espanha. A outra, em julho, nesta mesma pista de Silverstone, onde testou. “Serviu para eu aprender o traçado pensando na prova. Deu para perceber que é uma pista muito rápida. A primeira curva é feita em aceleração plena, a 230 km/h”, conta. Nos dois dias, os pilotos tiveram total acompanhamento dos instrutores da Fórmula BMW.

“Eles fizeram uma série de reuniões com os pilotos para explicar tudo. Fizemos inclusive uma simulação de largada. Acredito que fui bem em todas as atividades. Agora é dar seqüência aos treinos nos Estados Unidos”, fala Gian, que já está de volta a Miami, onde mora. Na segunda semana de abril, ele terá mais dois dias de testes, na Virginia, a mesma pista onde já andou neste mês. A diferença é que desta vez não será uma sessão exclusiva de sua equipe, a EuroInternational, atual bicampeã da Fórmula BMW Americana, mas sim um treino aberto a todos os times. “Será importante para medir nossa evolução desde o último teste coletivo” conclui.

O campeonato da Fórmula BMW Americana começa no dia 18 de maio em Laguna Seca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *