F-BMW Americana: Lucas Foresti na preliminar do GP Brasil de F-1

No próximo final de semana, nos dias um e dois de novembro, o brasiliense Lucas Foresti (SulAmérica Seguros / Ipiranga), de 16 anos, enfrentará a sua primeira competição à bordo de um carro de corridas. Nesta data, junto à programação oficial do GP Brasil de Fórmula-1, que será realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo – SP, o piloto disputará as duas últimas etapas do Campeonato Fórmula BMW Américas.

O evento, que servirá também como preliminar para a corrida da F-1, será realizado em duas corridas. A primeira delas, no sábado, dia 1º, após a tomada de tempos da categoria principal. E a segunda, no domingo, horas antes da corrida que definirá o campeão mundial de F-1 em 2008.

Após duas temporadas competindo de kart Lucas já acumula um extenso currículo nas competições da modalidade de entrada do automobilismo. Foram títulos em Goiás, no Distrito Federal e um Vice-Campeonato Brasileiro. Em 2008 o piloto já venceu provas em São Paulo e no Centro-Oeste além de ter feito a pole-position do Brasileiro de Kart.

Treinando de Fórmula-3 desde o mês de agosto, junto à vitoriosa equipe Amir Nasr Racing, Lucas deu mais de 500 voltas no Autódromo Internacional Nélson Piquet, na Capital Federal. Contudo, apesar da extensa quilometragem, o piloto ainda não teve a oportunidade de participar de uma competição oficial à bordo de um monoposto.

Fórmula BMW – História que começou há um ano

Após assistir uma apresentação do carro da F-BMW em Ipatinga – MG, em outubro de 2007, Lucas procurou se inteirar do equipamento e conhecer um pouco mais aquela categoria que, segundo os entendidos, seria o caminho mais indicado para um piloto que sai do kart.

A convite dos organizdores do Campeonato Europeu da modalidade, Foresti esteve então em Valência, Espanha, no mês de dezembro passado, quando fez uma sessão de treinos com o carro. Feitos os testes o piloto voltou para o Brasil e então, no mês passado, recebeu um novo convite, desta vez da equipe Amir Nasr Racing, para participar da corrida daquela classe que seria realizada na preliminar do GP Brasil.

A equipe, também estreante na categoria, participará da prova com Lucas e com Luiz Felipe Nasr. Assim como Lucas, Luiz Felipe vem de uma vitoriosa carreira no kart e disputará, neste final de semana, sua primeira corrida.

O carro da F-BMW Américas (F-BMW FB2) é um projeto desenvolvido em estreita parceria entre a BMW Designworks/USA e a matriz, BMW Motorsports, em Munique – ALE. Utilizando a maioria das partes em fibra de carbono e kevlar o conjunto do carro é tão resistente quanto um F-3, carro bem mais rápido e potente. O motor, retirado da moto K1200 RS, desenvolve uma potência de 140 HP e deverá atingir mais de 220 km/h ao final da reta oposta de Interlagos. Para suportar tamanha potência este carro conta com sistema de câmbio Hewland, seqüencial, de seis marchas. Por suas características de formação, além de utilizar cilindros horizontais, o motor do F-BMW dá ao carro um centro de gravidade muito baixo, tornando-o mais estável. Por fim, por ser um carro destinado a pilotos iniciantes, a sustituição da maioria de suas peças externas é muito simples e rápida além de contar com preços, relativamente, mais baixos que o de outras categorias tradicionais.

“Estou muito feliz por ter sido escolhido pela BMW para representar o Brasil nesta corrida. Tive uma boa temporada no kart e pretendo, em 2009, focar minha carreira nas provas com monopostos. A F-BMW é uma das minhas possibilidades. Estou ansioso para botar em prática todo o treinamento que venho me dedicando desde agosto, em Brasília. Acelerar diante de 70 mil pessoas será, realmente, uma experiência inesquecível. Nunca imaginei com 16 anos estar pilotando um BMW no mesmo evento do GP Brasil. É demais!”, explicou o representante da SulAmérica Seguros / Ipiranga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *