F-BMW: Henrique Martins encerra testes na França e confirma participação na Seletiva BMW

Piloto brasileiro completou sete dias de treinos nos circuitos de Pau Arnos e Mas Du Clos com um Fórmula BMW da equipe Eifelland-Racing, e planeja voltará à Europa no início de agosto para disputar um contrato de R$ 150 mil com a montadora alemã.

Depois de sete dias de testes com o Fórmula BMW da equipe Eifelland-Racing, e mais de 500 voltas percorridas pelos circuitos de Pau Arnos e Mas Du Clos, na França, o piloto brasileiro Henrique Martins (Grupo Agrenco/Terlogs/Cargonave) voltou ao Brasil nesta quarta-feira (18) e confirmou sua participação na BMW License Course, seletiva promovida pela montadora alemã com jovens pilotos de diversos países, cuja fase classificatória está marcada para os dias 08 e 09 de agosto no circuito de Valência, na Espanha.

Campeão Paulista de Kart, o piloto de apenas 14 anos de idade fará sua estréia na Fórmula BMW em 2008, e teve seu primeiro contato com a categoria internacional justamente neste período que passou na França. Os testes representaram o início de sua preparação para a próxima temporada, e, também, uma importante fase de treinamento para a seletiva da BMW, que dará aos seis melhores colocados um contrato de R$ 150 mil com a montadora alemã – valor que deve ser utilizado em um dos campeonatos da F-BMW.

“Meus últimos treinos em Mas Du Clos foram muito produtivos”, disse o brasileiro. “Fizemos três dias e meio de testes em uma pista que era nova para a equipe, e começamos o trabalho de desenvolvimento do carro a partir do zero. Pude trabalhar bastante no acerto do carro, para conhecer suas reações a cada mudança de set up, e isso foi fundamental para que eu me adaptasse tanto à categoria quanto à equipe”, acrescentou o brasileiro.

Os treinos de Henrique Martins na França começaram em Pau Arnos, onde parte das sessões foram realizadas com pista molhada. Em Mas Du Clos os treinos tiveram pista seca e temperatura do asfalto entre 17ºC e 32ºC. “Também tive a oportunidade de pilotar com a pista em condições bastante distintas, que variaram de pista seca e baixa temperatura, a chuva e calor. Por tudo isso, considero que meu primeiro contato com um monoposto de automobilismo não poderia ter sido mais produtivo”, acrescentou o piloto.

A passagem de Henrique Martins do kart para o automobilismo começou a se desenhar há cerca de dois meses, quando ele visitou o paddock da Fórmula BMW Alemã durante a segunda rodada dupla do campeonato, realizada no circuito de Lauzits. A visita marcou o início das negociações com a Eifelland-Racing para os testes realizados no mês de julho, e serviu, também, para que o jovem piloto se ambientasse com a categoria que é seu destino quase certo em 2008.

Henrique Martins tem se preparado para deixar o kart desde que passou a disputar, em 2006, os campeonatos Paulista e Brasileiro na categoria Shifter – atualmente denominada KZ1 no campeonato estadual. O torneio é considerado o que melhor prepara os pilotos para o automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *