F-Ford Inglesa: Brasileiro Victor Corrêa preparado para estrear na Inglaterra

Mineiro tem ido bem nos testes de pré-temporada da Fórmula Ford Inglesa.

Daqui a dez dias terá inicio a temporada 2008 da Fórmula Ford Inglesa, a mais famosa e tradicional categoria-escola do automobilismo mundial. Até agora 24 pilotos de nove países diferentes já confirmaram sua participação no campeonato. Um dos principais nomes do certame é o brasileiro Victor Corrêa (Unifenas/Cooparaiso/Flash Power), que pela primeira vez na carreira vai correr fora do Brasil. “Este é um grande e importante passo na minha carreira. Tenho certeza que esse novo estágio vai ser fundamental para que eu me desenvolva como piloto. Não vejo a hora de acelerar para valer”, garante o mineiro de Alfenas. O jovem de 17 anos segue os mesmos passos dos campeões mundiais Émerson Fittipaldi e Ayrton Senna, que começaram a competir na Europa através da Fórmula Ford. A rodada tripla inaugural acontece entre os dias 22 e 24 de março, no Autódromo de Oulton Park.


 


Em seu ano de estréia na categoria, Victor Corrêa correrá com o chassi francês Mygale da Jamum Racing, atual tricampeã do torneio. Sua preparação foi bastante intensa e rigorosa. Durante as últimas semanas ele participou da mais de 10 sessões de testes coletivos, sempre visando a melhor adaptação ao carro e às pistas do calendário. “Eu treinei bastante e consegui melhorar meu rendimento e me familiarizar com o equipamento a cada vez que eu entrava na pista. Mas ainda preciso testar mais para me sentir plenamente à vontade dentro do cockpit”, explica. Mesmo assim o piloto de Alfenas espera conseguir andar na frente no início da temporada. “Eu acredito que tenho condições de ser competitivo, mas com certeza não vai ser uma tarefa fácil”, conta o esportista, que é um dos mais jovens da categoria.


 


E as dificuldades do Campeão 2007 da Fórmula São Paulo devem começar dentro da sua própria equipe. Ele vai dividir os boxes com o australiano Tim Blanchard e o irlandês Wayne Boyd, atuais campeões da Fórmula Ford em seus países, e o inglês James Cole, atual campeão da região Nordeste. “Se eu ficar entre os seis primeiros no começo de temporada já vai ser muito bom. Aí terei mais tranqüilidade para evoluir no decorrer da competição”, afirma Corrêa. Além de seus companheiros na Jamum, Victor vai encontrar outros adversários de peso, como os ingleses Westley Barber (campeão inglês em 2002), Linton Studley (4º colocado no ano passado) e Matt Dobson (atual campeão da divisão Scholarship, que competia com chassis mais antigos).


 


Nesta temporada a Fórmula Ford também conta com uma verdadeira invasão estrangeira. Dos 24 pilotos já inscritos no torneio, 13 são estrangeiros, vindos de oito países diferentes, como Brasil, França, Dinamarca e Austrália. Só a Jamum Racing contra com quatro pilotos, todos de nacionalidades diferentes. “Essa mescla de países garantem ainda mais competitividade na categoria. Todos vêm para cá para vencer e dar seu máximo”, lembra o representante da Unifenas/Cooparaiso/Flash Power. Competir na Inglaterra foi justamente uma das motivações do piloto mineiro para 2008. “Todos os olhos estão voltados para a Inglaterra. Vencer aqui é quase uma garantia de sucesso e conta muito para a carreira de qualquer piloto”, comenta Victor Corrêa. A Terra da Rainha é considerada o centro do automobilismo mundial, tanto que é sede de mais da metade das equipes que atualmente disputam a Fórmula 1.


 


A temporada 2008 da Fórmula Ford Inglesa terá 25 etapas divididas em 10 fins de semana nos principais circuitos britânicos e em Spa-Francorchamps, na Bélgica, sempre como preliminar de campeonatos como a GT e F3 Inglesa, A1GP e 12 horas de Spa.


 


Confira o calendário da Fórmula Ford em 2008


 


Etapas 1, 2 e 3: 21-24/03 – Oulton Park


Etapas 4, 5 e 6: 12-13/04 – Knockhill


Etapas 7, 8 e 9: 26-27/04 – Croft


Etapas 10 e 11: 02-03/05 – Brands Hatch


Etapas 12, 13 e 14: 25-26/05 – Rockingham


Etapas 15 e 16: 07-08/06 – Snetterton


Etapas 17 e 18: 21-22/06 – Spa-Francorchamps


Etapas 19 e 20: 12-13/07 – Brands Hatch


Etapas 21 e 22: 16-17/08 – Silverstone


Etapas 23, 24 e 25: 11-12/10 – Donington Park

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *