F-Future Fiat: Em Interlagos, carros tiveram adequação de câmbio no primeiro dia de testes coletivos

Conjunto de motor e transmissão foi adaptado para o autódromo paulistano. Onze carros estiveram na pista nesta terça-feira

O autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebeu nesta terça-feira o primeiro dos dois dias de testes programados para a Fórmula Future Fiat. Após a primeira sessão de 45 minutos de treino, a organização da categoria decidiu alterar sensivelmente a relação de motor e câmbio dos carros, visando melhorar o desempenho no traçado paulista. Uma modificação que além de baixar os tempos de volta, aumentou em 300 rotações por minuto a capacidade dos motores.

Os tempos desta terça-feira não foram divulgados, segundo os organizadores, porque o objetivo dos treinos é dar quilometragem aos jovens pilotos e não promover uma disputa entre eles. Mas de acordo com a cronometragem extra-oficial, o piloto de Sorocaba, João Jardim, ficou com a melhor marca, virando na casa de 1m42s.

“Consegui completar muitas voltas ao longo das três sessões de hoje e isso foi importante para aumentar o entrosamento com o carro”, comentou João Jardim. “O tempo de volta acabou ficando bem melhor depois da modificação na relação de marcha, e foi visto como bom, considerando que usamos os mesmos pneus dos treinos para a etapa do Rio de Janeiro”, destacou o piloto sorocabano.

Outra novidade que os pilotos enfrentaram nesta terça-feira, foi o trabalho em uma condição climática mais amena em relação à que encontraram no Rio de Janeiro, durante a primeira etapa do campeonato. Os trabalhos em Interlagos foram realizados com temperatura na casa dos 16ºC.

“Com a temperatura mais baixa, o esforço físico também diminui. Então é possível aproveitar melhor o tempo de pista livre”, avaliou Jardim. “O trabalho na quarta-feira deve seguir de aprendizado e adaptação ao carro. Por isso optei, inclusive, por não utilizar um jogo de pneus novos amanhã. Quero aproveitar o máximo de tempo na pista apenas aprendendo sobre o carro”, apontou o piloto.

A próxima etapa do campeonato da Fórmula Future Fiat será no dia 25 de julho, em Londrina no Paraná. O autódromo de Interlagos recebe a categoria em 22 de agosto.
6 Horas de Curitiba, no dia 1º de agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *