GP2 Series: Lucas é 5º na Turquia; Nelsinho vence mais uma

Di Grassi chegou a andar em 2º na primeira das duas corridas. Categoria disputa 19ª etapa neste domingo.

O brasileiro Lucas Di Grassi obteve neste sábado seu melhor resultado na temporada 2006 da Fórmula GP2. “Este quinto lugar mostra que estamos melhorando o carro aos poucos. Mas ainda temos muito o que progredir. Pena que só faltam três corridas”, diz o piloto paulista. “O importante é que, depois de largar em 7º aqui na Turquia, mantive um ritmo constante e até cheguei a ficar no segundo lugar por umas seis voltas antes do meu pit stop. Depois, voltei em sétimo, mas recuperei duas posições. Se conseguir fazer o mesmo na corrida de amanhã (27) dá até para sonhar com um pódio”, completou. A prova foi disputada no circuito de Istambul e valeu pela 18ª etapa da temporada.

O resultado de Di Grassi tem especial importância. Lucas pertence ao Renault Driver Development (RDD), programa da equipe francesa de Fórmula 1 que visa apoiar novos talentos. Neste fim de ano, os gestores do RDD devem anunciar quais serão os pilotos de seu seleto grupo de eleitos para 2007. Neste aspecto, Di Grassi parece estar agradando, já que assumiu, no começo do ano, um carro nada competitivo da equipe italiana Durango e agora, próximo do fim da temporada, já tem condições de se colocar entre os primeiros. “Meu trabalho para 2006 era justamente esse: aprender e melhorar o que pudesse no carro”, disse ele. “E eu estou me esforçando, pois dependo do patrocÁ­nio do RDD para continuar minha carreira.”

Como define o regulamento da GP2, os oito primeiros colocados na prova do sábado terão suas posições invertidas no grid do domingo, válido pela 19ª etapa, com largada Á s 5h00 (de BrasÁ­lia). Assim, Lucas, que chegou em 5º, sairá em 4º. A vitória na corrida foi de Nelson Á‚ngelo Piquet, que agora se aproximou do afro-britânico Lewis Hamilton na pontuação do torneio – os dois devem decidir o tÁ­tulo na última rodada dupla do ano, a ser realizada nos dias 9 e 10 de setembro, na Itália. (Veja pontuação abaixo) Na prova deste domingo, Piquet largará em 8º, com Hamilton em 7º.

O resultado da 18ª etapa foi este:
1) Nelson Á‚ngelo Piquet (BRA), 34 voltas em 55min59s398;

2) Lewis Hamilton (ING);
3) Alexandre Prémat (FRA);
4) Timo Glock (ALE);
5) Lucas Di Grassi (BRA);
6) Adam Carroll (ING);
7) Andreas Zuber (ALE);
8) Alexandre Negrão (BRA);
9) Ferdinando Monfardini (ITA);
10) José Maria Lopez (ARG).

Os 15 melhor classificados são:
1) Hamilton (ING), 95;
2) Piquet (BRA), 89;
3) Prémat (FRA), 62;
3) Glock (ALE), 55;
5) Viso (VEM), 42;
6) Bruni (ITA), 33;
7) Lopez (ARG), 30;
8) Carroll (ING), 29;
9) Pantano (ITA), 28;
10) Ammermüller (ALE) e Lapierre (FRA), 25;
12) Negrão (BRA), 13;
13) Piccione (MON), 12;
14) Di Grassi (BRA), 10;
15) Yoshimoto (JAP) e Valles (ESP), 9.