F-Mazda: Com pódio em Iowa, brasileiro João Horto sobe para a terceira posição no campeonato

Piloto do Paraná é o melhor dos estreantes na temporada 2010 da categoria

Pela terceira vez em cinco provas disputadas, o piloto do Paraná João Horto subiu ao pódio da Fórmula Star Mazda nos Estados Unidos. A categoria de base do automobilismo norte-americano fez na noite deste sábado (19), a prova preliminar do GP de Iowa da Fórmula Indy. E no oval de 1,4 km de extensão, Horto terminou em terceiro lugar – assumindo o terceiro posto na classificação do campeonato e se mantendo como o melhor dos estreantes na categoria.

Partindo da primeira fila do grid, na segunda posição, João Horto enfrentou pela segunda vez em sua carreira no automobilismo uma largada em movimento – visto que as provas da Fórmula Mazda disputadas em circuitos mistos têm a largada tradicional, parada.

A pouca experiência acabou custando uma posição ao brasileiro ainda no início da corrida, mas Horto manteve um ritmo consistente durante toda a prova, chegando a ser o mais rápido da pista em determinados momentos das 100 voltas completadas.

“Estou contente com o resultado por ter sido apenas minha segunda corrida em uma pista oval. E nessas duas oportunidades eu conquistei um lugar no pódio”, destacou João Horto. “O resultado também foi muito positivo para a equipe que, assim como eu, está em seu primeiro ano na categoria e têm feito um grande trabalho tanto para mim, quanto para o meu companheiro de equipe”, apontou o piloto.

“No momento da largada eu estava usando uma marcha muito alta para a baixa velocidade do carro. Por isso na hora em que a bandeira verde foi sinalizada, perdi algum tempo e acabei caindo para terceiro. Mas consegui controlar o carro usando a embreagem e não perdi mais posições”, relatou o brasileiro.

Atrás do líder Conor Daly, que faz sua segunda temporada na Fórmula Mazda, e do mexicano Jorge Gonçalvez, João Horto teve também a experiência de buscar a aproximação aos líderes ao mesmo tempo em que lidava com o tráfego dos carros retardatários na pista oval.

“Em alguns momentos eu tinha o carro mais rápido da pista e me aproximava do Jorge (Gonçalvez)”, lembrou. “Mas como a pista de Iowa é curta, a cada duas voltas nós passávamos pelos retardatários, e nesse momento eu acabava perdendo contato”, disse. “Mas todo o final de semana foi uma experiência ótima, com situações muito características do automobilismo norte-americano. Foi um aprendizado que será fundamental para a continuidade da minha carreira”, avaliou o paranaense.

Com o resultado deste sábado, além de se manter como o melhor estreante, João Horto subiu uma posição no campeonato e diminuiu a diferença para o piloto que vai logo à sua frente na classificação. O líder continua sendo o norte-americano Conor Daly, agora com 216 pontos. Em segundo está Anders Krohn que viu sua vantagem para João Horto diminuir de 11 para seis pontos.

Confira como terminou a etapa de Iowa da Fórmula Star Mazda 2010 e quem são os cinco primeiros do campeonato:

Resultado – 5ª etapa – Iowa
1- Connor Daly, 100 voltas em 42min53s040
2- Jorge Gonçalves, a 1s003
3- João Horto, a 4s786
4- Connor De Philippi, a 10s171
5- Ander Krohn, a 15s165
6- Nick Andries, a 16s237
7- Caio Lara, a 1 volta
8- Tristan Vautier, a 3 voltas
9- J.W. Roberts, a 6 voltas
10- Rusty Mitchell, a 7 voltas

Classificação do campeonato após 5 etapas:
1- Conor Daly, 216 pontos
2- Ander Krohn, 171
3- João Horto, 165
4- Mikael Greiner, 163
5- Connor De Philippi, 158

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *