O italiano Luca Ghiotto (Prema) venceu na segunda-feira, o GP de Pau, disputado nas ruas da cidade francesa desde 1933. A tradicional prova foi disputada pela primeira vez por carros da F-Renault 2.0. O russo Egor Oruzhev (Tech 1) e o britânico Jake Dennis (Fortec) completaram o pódio.
No domingo (19/05), foi disputada prova classificatória, que definiu a ordem de largada para a prova principal. Com a pista seca, mas ainda com poças d’água (o classificatório foi realizado com pista molahda), a vitória ficou com o britânico Matt Parry (Fortec), que garantiu a pole para a prova principal.
A prova principal foi disputada na segunda-feira (feriado nacional na França), com pista seca. Na largada, o pole Parry manteve a ponta, mesmo pressionado Dennis e o também britânico Oliver Rowland (Manor MP Motorsport). O brasileiro Bruno Bonifacio (Prema Powerteam) superou o francês Matthieu VaxiviÁ¨re (Tech 1 Racing), enquanto o francês Pierre Gasly (Tech 1 Racing) ultrapasosu Ghiotto.
Atrás acidente entre o mexicano Alfonso Celis (Fortec Motorsports) e Oruzhev , acionou o Safety-Car.
Na relargada Dennis foi para cima de Parry, com os dois colidindo pouco depois. A confusão envolveu os três carros seguintes, entre eles o de Bonifácio. A Direçã ode Prova acionou a bandeira vermelha, de paralisação. Com a prova interrompida, as equipes puderam trabalhar nos carros avariados.
A prova recomeçou com o Safety-Car a frente dos carros. Gasly era o novo lÁder, seguido por VaxiviÁ¨re, que foi para cima do francês. VaxiviÁ¨re perdeu o controle na Parc Beaumont, com Parry conseguindo evitar a colisão. Entretanto o francês Marc Cattaneo (Formula Motorsport) não conseguiu, saiu da pista e abandonou.
Gasly foi aumentando a sua vantagem sobre Ghiotto. Porém o piloto da Tech 1, e também Bonifácio, foram punidos com um drive-through, por ultrapassar em bandeira vermelha.
Gasly tentou permanecer na pista o maior tempo possÁvel, mas acabou levando uma bandeira preta, sendo desclassificado.
Ghiotto venceu com 1s9 de vantagem sobre Oruzhev. Dennis completou o pódio.
Rowland foi o quarto, seguido por Parry e Bonifácio. Os franceses Tristan Papavoine (AV Formula) e Nicolas Pironneau (Formula Motorsport) completaram os oito primeiros.
Final, prova classificatória:
1 – Matt Parry – Fortec – 20 voltas em 26’45â€714
2 – Jake Dennis – Fortec – 7â€476
3 – Oliver Rowland – Manor MP – 7â€827
4 – Matthieu VaxiviÁ¨re – Tech 1 – 8â€140
5 – Bruno Bonifacio – Prema – 9â€069
6 – Luca Ghiotto – Prema – 10â€230
7 – Pierre Gasly – Tech 1 – 12â€244
8 – Egor Oruzhev – Tech 1 – 20â€714
9 – Alfonso Celis – Fortec – 28â€436
10 – Tristan Papavoine – AV Formula – 1 volta
11 – Marc Cattaneo – Formula Motorsport – 2 volta
12 – Nicolas Pironneau – Formula Motorsport – 2 volta
Votla mais rápida: Luca Ghiotto 1’16â€934
Final:
1 – Luca Ghiotto – Prema – 20 voltas em 44’18â€805
2 – Egor Oruzhev – Tech 1 – 1â€968
3 – Jake Dennis – Fortec – 4â€236
4 – Oliver Rowland – Manor MP – 5â€117
5 – Matt Parry – Fortec – 10â€942
6 – Bruno Bonifacio – Prema – 34â€979
7 – Tristan Papavoine – AV Formula – 58â€011
8 – Nicolas Pironneau – Formula Motorsport – 2’09â€615
Volta mais rápida: Pierre Gasly 1’14â€087
Abandonos:
Matthieu VaxiviÁ¨re – Tech 1 – 6 voltas
Marc Cattaneo – Formula Motorsport – 5 voltas
Alfonso Celis – Fortec – 0 volta
Desclassificado:
Pierre Gasly – Tech 1