F-Renault 2.0: Luca Ghiotto vence em Pau

O italiano Luca Ghiotto (Prema) venceu na segunda-feira, o GP de Pau, disputado nas ruas da cidade francesa desde 1933. A tradicional prova foi disputada pela primeira vez por carros da F-Renault 2.0. O russo Egor Oruzhev (Tech 1) e o britânico Jake Dennis (Fortec) completaram o pódio.

No domingo (19/05), foi disputada prova classificatória, que definiu a ordem de largada para a prova principal. Com a pista seca, mas ainda com poças d’água (o classificatório foi realizado com pista molahda), a vitória ficou com o britânico Matt Parry (Fortec), que garantiu a pole para a prova principal.

A prova principal foi disputada na segunda-feira (feriado nacional na França), com pista seca. Na largada, o pole Parry manteve a ponta, mesmo pressionado Dennis e o também britânico Oliver Rowland (Manor MP Motorsport). O brasileiro Bruno Bonifacio (Prema Powerteam) superou o francês Matthieu VaxiviÁ¨re (Tech 1 Racing), enquanto o francês Pierre Gasly (Tech 1 Racing) ultrapasosu Ghiotto.

Atrás acidente entre o mexicano Alfonso Celis (Fortec Motorsports) e  Oruzhev , acionou o Safety-Car.

Na relargada Dennis foi para cima de Parry, com os dois colidindo pouco depois. A confusão envolveu os três carros seguintes, entre eles o de Bonifácio. A Direçã ode Prova acionou a bandeira vermelha, de paralisação. Com a prova interrompida, as equipes puderam trabalhar nos carros avariados.

A prova recomeçou com o Safety-Car a frente dos carros. Gasly era o novo lÁ­der, seguido por VaxiviÁ¨re, que foi para cima do francês. VaxiviÁ¨re perdeu o controle na Parc Beaumont, com Parry conseguindo evitar a colisão. Entretanto o francês Marc Cattaneo (Formula Motorsport) não conseguiu, saiu da pista e abandonou.

Gasly foi aumentando a sua vantagem sobre Ghiotto. Porém o piloto da Tech 1, e também Bonifácio, foram punidos com um drive-through, por ultrapassar em bandeira vermelha.

Gasly tentou permanecer na pista o maior tempo possÁ­vel, mas acabou levando uma bandeira preta, sendo desclassificado.

Ghiotto venceu com 1s9 de vantagem sobre Oruzhev. Dennis completou o pódio.

Rowland foi o quarto, seguido por Parry e Bonifácio. Os franceses Tristan Papavoine (AV Formula) e Nicolas Pironneau  (Formula Motorsport) completaram os oito primeiros.

Final, prova classificatória:

1 – Matt Parry – Fortec – 20 voltas em 26’45”714
2 – Jake Dennis – Fortec – 7”476
3 – Oliver Rowland – Manor MP – 7”827
4 – Matthieu VaxiviÁ¨re – Tech 1 – 8”140
5 – Bruno Bonifacio – Prema – 9”069
6 – Luca Ghiotto – Prema – 10”230
7 – Pierre Gasly – Tech 1 – 12”244
8 – Egor Oruzhev – Tech 1 – 20”714
9 – Alfonso Celis – Fortec – 28”436
10 – Tristan Papavoine – AV Formula – 1 volta
11 – Marc Cattaneo – Formula Motorsport – 2 volta
12 – Nicolas Pironneau – Formula Motorsport – 2 volta

Votla mais rápida: Luca Ghiotto 1’16”934

Final:

1 – Luca Ghiotto – Prema – 20 voltas em 44’18”805
2 – Egor Oruzhev – Tech 1 – 1”968
3 – Jake Dennis – Fortec – 4”236
4 – Oliver Rowland – Manor MP – 5”117
5 – Matt Parry – Fortec – 10”942
6 – Bruno Bonifacio – Prema – 34”979
7 – Tristan Papavoine – AV Formula – 58”011
8 – Nicolas Pironneau – Formula Motorsport – 2’09”615

Volta mais rápida: Pierre Gasly 1’14”087

Abandonos:

Matthieu VaxiviÁ¨re – Tech 1 – 6 voltas
Marc Cattaneo – Formula Motorsport – 5 voltas
Alfonso Celis – Fortec – 0 volta

Desclassificado:
Pierre Gasly – Tech 1