F-Renault: Conheça a história e os campeões da F-Renault

Todos eles venceram e mudaram de categoria. Apenas uma equipe conquistou dois títulos de pilotos.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault é um torneio relativamente novo. Iniciada em 2002 pela montadora francesa, a competição ocupou o lugar que antes pertencia ao extinto Campeonato Brasileiro de Fórmula Chevrolet: o de categoria-escola, formadora de novos talentos para o automobilismo nacional. Neste quesito, no entanto, o grande lugar na história do esporte pertence ao também saudoso Brasileiro de Fórmula Ford, cujos dias se encerraram em meados da década de 90 após revelar várias gerações que fizeram sucesso no exterior.


O primeiro campeão brasileiro de F-Renault é o paulista Sérgio Jimenez, que venceu o torneio de 2002 pela equipe Bassani Racing. Naquele ano, a categoria estreou no Brasil com força total – tanto que até hoje aquela temporada é considerada a mais competitiva de sua história. “Eu havia acabado de sair do kart e aquele ano na F-Renault no Brasil foi fundamental para a minha formação”, diz Jimenez, recordista de títulos no kartismo nacional (nada menos que 31) que atualmente disputa o Campeonato Espanhol de F-3 e tem esperanças de chegar à F-1. “Países que não têm este tipo de categoria de formação não são capazes de gerar novas gerações de bons pilotos”, observa ele.


Nos anos seguintes, a F-Renault continuou a formar novos talentos e a apontar novos campeões para o esporte no Brasil. Entre as equipes, a única que conquistou dois títulos de pilotos é a Bassani Racing: o vencido por Jimenez e o conquistado em 2005 pelo também talentoso Nelson Merlo, que atualmente está na F-3 Sul-Americana. No ano passado, a Bassani também foi campeã do torneio das equipes (veja os campeões de cada ano abaixo).


O novo campeão da categoria, Felipe Lapenna, alcançou sua conquista com a equipe Full Time, dirigida por Maurício Ferreira, que também trabalhou na campanha de Lucas Di Grassi em 2002, conquistando o vice-campeonato e com Allam Khodair em 2003 onde conquistou o título. Competindo na F-Renault desde 2004, Lapenna já havia sido vice-campeão da categoria no ano passado.


Campeões Brasileiros de Fórmula Renault


2002


Sérgio Jimenez, equipe Bassani Racing


2003


Allam Khodair, equipe Giaffone Racing


2004


Alexandre Foizer, equipe Cesário Fórmula


2005


Nelson Merlo, equipe Bassani Racing


2006


Felipe Lapenna, equipe Full Time Sports


Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *