F-Renault Européia: César Ramos chega em 5º na Hungria

“Cumpri metade de meu objetivo e ganhei uma posição no campeonato”. Estas foram as primeiras palavras do gaúcho César Ramos (BMP Proar) ao avaliar sua participação na 3ª rodada dupla da Eurocup, o Campeonato Europeu de Fórmula Renault, disputada no último final de semana (5 e 6) na Hungria.

A participação do piloto de Novo Hamburgo (RS) começou de forma tÁ­mida, quando ainda nos treinos realizados na quinta e sexta-feira ele não figurou entre os primeiros colocados. “Isto já era esperado, pois a programação da equipe era passar alguns ‘setups’ novos, inclusive um câmbio mais curto, que poderia ser bom para o traçado travado de Hungaroring”, contou Ramos, piloto da BVM Minardi, ao final da prova.


 


Em dois treinos o piloto gaúcho não teve boas condições de acertar seu carro. Em um deles a chuva atrapalhou os planos, mas mesmo assim, enquanto a pista esteve molhada, Ramos liderou a atividade. Quando a pista começou a secar, o piloto perdeu várias posições. Desta forma, César Ramos teve que ir para a tomada de tempos de certa forma “no escuro”.


 


Mesmo assim César Ramos teve uma ótima tomada de tempos, participou da Super Pole e garantiu o 5º lugar no grid de largada para as duas provas, que contariam com 38 competidores. Na Super Pole Ramos baixou em cerca de 8 décimos sua melhor volta na tomada de tempos.


 


Na primeira corrida, disputada no sábado (5), César Ramos largou em 5º e finalizou na mesma posição, já que o ritmo entre os primeiros colocados era muito parecido. Isto aliado a enorme dificuldade de se realizar ultrapassagens no circuito húngaro. â€œÉ muito complicado passar alguém nesta pista. Fiquei bastante satisfeito com este 5º lugar na primeira prova. Consegui atingir metade do objetivo que havia sido traçado”, avaliou o piloto BMP Proar.


 


A outra metade do objetivo, que consistia em subir ao pódio também na segunda prova, realizada no domingo (6), foi atrapalhada por um pequeno erro no momento da largada. “Quase deixei o motor apagar. Foi por pouco”, admitiu Ramos. O erro fez com que César Ramos caÁ­sse da 5ª para a 11ª posição. No final da corrida o gaúcho ainda conseguiu superar dois adversários, para finalizar em 9º. “Subi de 7º para 6º no campeonato e fiquei bastante próximo do 5º. Foi um final de semana positivo, que poderia ter sido melhor”, entende Ramos.


 


A próxima etapa da Eurocup será nos dias 30 e 31 de agosto, em Nurburgring, na Alemanha. “Os três primeiros colocados atualmente no campeonato estão em uma outra realidade. Nosso objetivo, traçado desde o inÁ­cio do ano, é terminar a Eurocup entre os cinco primeiros”, finalizou o piloto.


 


Confira os seis primeiros na Eurocup após seis provas disputadas:


1 Daniel Ricciardo – 77 pontos


2 Andrea Caldarelli – 58


3 Valtteri Bottas – 39


4 Roberto Mehri – 35


5 Tobias Hegewald – 27


6 César Ramos – 25