F-Renault Italiana: Campeonato inicia reta final em Misano

Antepenúltima rodada dupla do calendário será disputada neste fim de semana na Itália, e é decisiva para os dez pilotos que seguem na disputa pelo título.

 


A temporada de 2007 da Fórmula Renault Italiana chega à reta final neste sábado e domingo (21 e 22/7), quando será realizada no circuito de Misano a quinta e antepenúltima rodada dupla do campeonato. Passadas as quatro etapas disputadas em Vallelunga, na Itália, as duas corridas de Spa, na Bélgica, e as duas de Valência, na Espanha, a categoria volta a correr em casa neste fim de semana depois de mais de dois meses excursionando pela Europa. E retorna em um momento decisivo para os dez pilotos que disputam o título, já que, após as etapas de Misano, restarão apenas as rodadas duplas de Mugello e Monza para o fim do campeonato.


 


“Estamos em um momento-chave da temporada, mas os principais candidatos ao título ainda dependem de seus próprios resultados para chegar lá”, explicou o piloto brasileiro Felipe Lapenna (WebMotors), atual campeão brasileiro de Fórmula Renault. “Por isso, ainda não chegamos à fase de fazer muitas contas, e ainda estamos no momento de buscar a vitória a qualquer custo. Com mais de 200 pontos em jogo nas seis corridas que restam para o encerramento da temporada, andar na frente é o único objetivo dos dez primeiros na tabela”, completou o brasileiro.


 


Lapenna ocupa a oitava posição na classificação geral com 112 pontos, mas tem somente 48 de desvantagem para o líder, o espanhol Jaime Alguersuari. A diferença pode parecer grande se usados os parâmetros de categorias mais conhecidas dos brasileiros, como a Fórmula 1, a Fórmula 3 Sul-Americana ou a própria Stock Car, mas não é tão significativa na Fórmula Renault Italiana. Isso porque, a cada rodada dupla da categoria – são sete ao longo do ano, totalizando 14 provas no calendário – 72 pontos são colocados em jogo.


 


A última rodada dupla da competição, realizada em Valência, provocou uma verdadeira reviravolta na competição. O líder até aquele momento, Henkie Waldschmit, não marcou pontos nas duas corridas e caiu para quinto no campeonato. Correndo em casa, Jaime Alguersuari venceu uma das corridas e foi segundo na outra, o que o permitiu não só descontar a diferença que o separava de Waldschmit, mas também abrir 30 pontos de vantagem sobre o adversário. “A Fórmula Renault Italiana é assim. Para ter sossego, o piloto precisa ter pelo menos 70 pontos de vantagem sobre um concorrente, mas isso não aconteceu entre os ponteiros em nenhum momento da temporada”, ressaltou Lapenna.


 


Nesta sexta-feira será realizada a única sessão de treinos livres para a rodada do fim de semana em Misano. Embora haja apenas um treino antes da tomada oficial de tempos, ele tem duração de quatro horas, o que permite aos pilotos completar até mesmo uma simulação de corrida, se necessário. No sábado, o treino classificatório de meia hora começa às 9h25 da manhã, e a primeira corrida do fim de semana, às 12h30 (horários de Brasília). No domingo, a última prova da rodada está marcada para as 10h55.


 


Passadas oito etapas, os dez primeiros colocados no campeonato são:


1) Jaime Alguersuari, 160


2) Mika Maki, 152


3) Roberto Merhi, 140


4) Brendon Hartley, 132


5) Henkie Waldschmit, 130


6) Daniel Ricciardo, 120


7) Martin Plowman, 120


8) Felipe Lapenna, 112


9) Marinescu Mihai, 108


10) Fabio Leimer, 107

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *