F-Renault Italiana: Categoria volta a Vallelunga para a segunda etapa da temporada

Circuito de Imola, que estava no calendário inicial da categoria, está sendo reformado para que possa voltar a abrigar a Fórmula 1 a partir de 2008 e foi substituÁ­do. Etapa deste fim de semana do Campeonato Italiano será na mesma pista que sediou as duas primeiras corridas da temporada.

 


O Autódromo de Vallelunga, palco das duas primeiras corridas do Campeonato Italiano de Fórmula Renault em 2007, voltará a receber a categoria neste fim de semana, para a segunda rodada dupla da temporada. As etapas deste sábado e domingo (12 e 13/5) estavam inicialmente previstas para o circuito de Imola, mas foram transferidas em virtude das obras para que a tradicional pista italiana possa voltar a abrigar uma etapa do Mundial de Fórmula 1 em 2008.


 


“Como não haveria nenhuma atividade em Vallelunga neste fim de semana, os promotores optaram por transferir a corrida para lá. A decisão já foi tomada há algum tempo e não pegou ninguém de surpresa. O Campeonato Italiano é realmente um torneio muito bem organizado, e não é a toa que teremos perto de 40 carros competindo neste fim de semana”, explicou o brasileiro Felipe Lapenna (Web Motors), quinto colocado no campeonato e um dos dois únicos representantes do paÁ­s na competição – o outro é o gaúcho César Ramos, que também compete pela equipe BVM Minardi.


 


A alteração no calendário acabou sendo benéfica para Felipe, que terá a chance de voltar ao circuito onde conquistou seus primeiros pontos no automobilismo internacional. “Essa mudança acabou sendo boa para mim. Como não conheço a pista de Imola, eu teria que começar o trabalho do fim de semana a partir do zero. Já em Vallelunga daremos continuidade ao desenvolvimento que começamos na corrida anterior”, completou o piloto.


 


Nas duas provas de abertura do Campeonato Italiano de Fórmula Renault, Lapenna conquistou um sétimo e um sexto lugares, que o colocaram entre os cinco primeiros colocados na classificação geral da competição. Os resultados da estréia e a melhora no comportamento de seu carro, verificada durante as primeiras corridas do Campeonato Europeu da categoria, deixaram o brasileiro confiante para o fim de semana.


 


“Nas primeiras provas que fizemos em Vallelunga tÁ­nhamos um problema no carro, que saÁ­a muito de frente. Esse comportamento melhorou nas corridas seguintes, e acredito que terei chance de brigar pelo pódio nas duas corridas deste fim de semana. Meu objetivo é deixar Vallelunga entre os três primeiros no campeonato, já que estou a apenas 12 pontos do Brendon Hartley e do Martin Plowman, que hoje ocupam esta posição”, encerrou Lapenna.


 


A liderança do Campeonato Italiano de Fórmula Renault é do holandês radicado na Alemanha, Henkie Waldschmidt, que corre pela forte equipe Prema e venceu as duas primeiras corridas da temporada. Os dez primeiros colocados no Campeonato Italiano de Fórmula Renault são:


1) Henkie Waldschmit (Holanda),  72


2) Marinescu Mihai (Romênia), 56


3) Brendon Hartley (Holanda)


    Martin Plowman (Grã-Bretanha), 46


5) Felipe Lapenna (Brasil), 34


6) Andréa Caldarelli (Itália), 28


7) Jaime Alguersuari (Espanha), 26


8) Roberto Merhi (Espanha), 22


9) Simeon Ivanov (Bulgária), 22


10) Daniel Ricciardo (Austrália), 18