F-Renault Italiana: César Ramos tem bela atuação e recebe elogios da imprensa italiana

O gaúcho César Ramos (BMP Proar) começou de forma muito positiva sua participação no Campeonato Italiano de Fórmula Renault, que teve sua primeira etapa disputada neste final de semana no Circuito de Vallelunga, a cerca de 30 km de Roma, capital italiana.

Em sua primeira prova no automobilismo depois de anos competindo no kartismo brasileiro, César Ramos realizou dois ótimos treinos oficiais, estabelecendo tempos que o colocaram sempre entre os dez primeiros em um grid de 38 pilotos de diversos países da Europa. Na tomada de tempos, realizada no sábado (31/3) e que valeu para a definição do grid de largada da primeira rodada dupla do ano, o gaúcho garantiu o 7º e o 6º lugar, respectivamente, para as duas largadas.

Na primeira prova, realizada ainda no sábado, Cesinha recebeu a bandeirada final em 8º lugar, depois de uma bela disputa com seu companheiro de equipe, o também brasileiro Felipe Lapenna. Já na segunda prova, realizada neste domingo (1/4), César Ramos acabou envolvido em um incidente com Lapenna, o que provocou sua rodada. Mais tarde, após um acidente e a saída do safety-car, o gaúcho perdeu o bico de seu carro em um novo incidente na relargada da prova. Obrigado a ir aos boxes para a reposição do bico, o piloto BMP Proar perdeu uma volta e finalizou a prova em 28º lugar.

“Acho que foi um início excelente, acima da expectativa. Terminei a primeira prova com um ótimo resultado e, quando aconteceu o incidente com o Lapenna, eu estava em 5º. Foi uma pena, mas foi coisa de corrida. Minha expectativa inicial era de terminar entre os 10 primeiros. Isto foi alcançado na primeira prova e acho que eu conseguiria também na segunda. Estou muito contente com tudo. Melhor só se eu tivesse finalizado a segunda prova entre os dez primeiros, pois aí eu poderia estar entre os cinco primeiros no campeonato”, avaliou César Ramos, que mostrou assim que se adaptou muito bem ao carro e à equipe. “A equipe é ótima e nos entendemos muito bem. Eu consegui passar para eles as mudanças necessárias para um melhor acerto do carro e a equipe entendeu perfeitamente o que eu precisava”, emendou.

O principal motivo de alegria para o piloto gaúcho, além de sua ótima atuação nas provas, foi sua rápida adaptação ao Fórmula Renault, de reações bastante diversas de um kart, e a ótima receptividade de sua equipe, a BVM Minardi, e da imprensa italiana. Durante todo o final de semana a imprensa local destacou a atuação de César Ramos, desde os treinos até as provas, colocando-o como um piloto de enorme potencial e o melhor estreante. “Isto é ótimo, pois dá uma motivação ainda maior para as provas seguintes”, disse César, que na próxima quarta-feira (4) estará em Monza, templo sagrado do automobilismo mundial, para novos testes com sua equipe, a quem só tem elogios. “A BVM Minardi apenas confirmou o que já sabíamos dela. Trabalham de forma muito séria e dura, são muito organizados e dão a mesma atenção aos três pilotos que nela competem, sem favorecimentos. É por isto que é uma das principais do ‘circo’ da Renault Italiana. Acertamos 110% ao escolhê-la”, elogiou.

Durante esta semana César Ramos deverá confirmar sua participação – em caráter de experiência – em duas etapas do Europeu de Fórmula Renault. “Surgiu esta possibilidade e estamos verificando as chances. Se isto se confirmar, será ótimo, pois é onde pretendo competir no próximo ano. Assim já vou me adaptando às pistas que enfrentarei em 2008”, contou César Ramos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *