F-Renault Italiana: Lapenna é sexto na segunda corrida em Vallelunga

Piloto paulista fez prova de recuperação na Itália e, mesmo com o carro danificado em virtude de um toque com o gaúcho César Ramos, chegou perto do pódio em sua segunda corrida na Europa.

O paulista Felipe Lapenna, atual Campeão Brasileiro de Fórmula Renault, foi um dos destaques da segunda etapa do Campeonato Italiano da categoria, realizada neste domingo (1/4) no Autódromo de Vallelunga, a 30 km de Roma, a capital do país. Largando da décima posição em um grid de 38 carros, ele recebeu a bandeirada em sexto e recuperou o bom desempenho dos dois primeiros treinos livres no circuito. Nas sessões de sexta-feira, Lapenna havia sido o mais rápido da pista apesar de não competir por nenhuma das grandes equipes da categoria.

“Depois da corrida de ontem (sábado), alteramos o set up e deixamos o carro muito parecido com o dos treinos que fizemos em Le Mans”, disse o brasileiro. “Essa regulagem se mostrou eficiente para as novas condições da pista, melhorou a tração nas saídas de curva e me permitiu fazer uma boa corrida”, comemorou o brasileiro, que no dia anterior tinha sido o sétimo colocado em sua estréia na Europa.

Com o resultado deste domingo, Lapenna começa o campeonato italiano na sexta colocação na classificação geral. A liderança é do alemão radicado na Holanda, Henkie Waldschmidt, que ganhou as duas provas do fim de semana com um carro da forte equipe Prema. “Considero positivo este início de campeonato, principalmente porque são 38 carros na pista e a competitividade é muito grande. Nesta primeira rodada, o que me prejudicou foi minha posição de largada, porque nos treinos livres e na segunda corrida tive um bom carro nas mãos”, acrescentou Lapenna.

Na prova deste domingo o piloto brasileiro poderia ter ido além da sexta posição não fosse por um toque com o gaúcho César Ramos, seu companheiro na equipe BVM Minardi. No choque, ocorrido na quarta volta da corrida, Felipe perdeu a porção esquerda da asa dianteira e completou as 14 voltas finais sem poder extrair o melhor de seu carro. Mesmo assim, ganhou quatro posições e recebeu a bandeirada final a 8s510 do vencedor.

“Minha equipe fez um ótimo trabalho de sábado para domingo, principalmente porque não tivemos warm up e nem mesmo alguns minutos de box aberto para podermos testar as modificações feitas no carro. Felizmente elas deram certo e, se minha asa dianteira não tivesse sido danificada no toque com o César, tenho certeza de que poderia ter chegado no pódio”, ressaltou o brasileiro.

Após a corrida deste domingo, Felipe Lapenna voltou ao Brasil já que terá três semanas até seu próximo desafio na temporada: a rodada dupla de abertura do Campeonato Europeu da categoria.

O resultado completo da segunda corrida do Campeonato Italiano é o seguinte:

1) Henkie Waldschmidt (Prema), 18 voltas em 31min12S598
2) Mihai Marinescu (District), a 2s553
3) Brendon Hartley (Epsilon), a 2s734
4) Martin Plowman (Prema), a 5s829
5) Jaime Alguersuari (Epsilon), a 6s193
6) Felipe Lapenna (BVM Minardi), a 8s510
7) Andrea Caldarelli (Prema), a 8s985

8) Aleix Alcaraz (District), a 10s311
9) Simeon Ivanov (BVM Minardi), a 12s753
10) Daniel Zampieri (Cram), a 15s010
11) Riccardo Cinti (It Loox), a 15s647
12) Mika Maki (Epsilon), a 16s006
13) Fabio Leimer (Jenzer), a 17s257
14) Roberto Mehri (Jenzer), a 17s478
15) Michele Faccin (CO2), a 18s971
16) Patrick Kronenberger (RP), a 19s351
17) Valerio Prandi (Viola), a 21s581
18) Giovanni Nava (Cram), a 22s112
19) Nicola Zonzini (Cram), a 25s230
20) Christian De (Dueppì), a 31s246
21) Marco Betti (It Loox), a 33s616
22) Stefano Bizzarri (It Loox), a 34s775
23) Miquel Julià (Epsilon), a 38s214
24) Gianluca Colombo (Tomcat), a 41s812
25) Pablo Montilla (Epsilon), a 44s996
26) Paolo Meloni (W&D), a 47s939
27) Oliver Turvey (Jenzer), a 1 volta
28) Cesar Ramos (BVM Minardi), a 1 volta

Não completaram:

Niky Sebastiani
Daniel Ricciardo
Federico Leo
Bianca Steiner
Giammarco D’Alelio
Patrick Reiterer
Sergio Campana
Stefano Coletti
Daniel Mancinelli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *